Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49084

Comparte esta pagina

Título : A utilização de mapas afetivos como recurso didático para a Geografia escolar : uma experiência prática numa escola no Município de Jaboatão dos Guararapes
Autor : NEGRÃO, Mirella Vieira
Palabras clave : Ensino de geografia; Cartografia Escolar; Mapas afetivos; Ensino de lugar; Afetividade
Fecha de publicación : 27-oct-2022
Citación : NEGRÃO, Mirella. A utilização de mapas afetivos como recurso didático para a Geografia escolar: uma experiência prática numa escola no Município de Jaboatão dos Guararapes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Geografia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Os mapas, que são habitualmente apresentados aos estudantes no ensino de geografia, apresentam características generalizadoras e que partem exclusivamente de uma única visão de mundo. Diante das condições e conjunturas encontradas dentro do ensino de geografia, no que se refere à cartografia escolar, se faz necessário propor alternativas que alcem voos maiores para além do uso de mapas que generalizam conceitos. Com base nesta discussão, o estudo se mostra relevante, pois o uso de mapas afetivos proporcionará uma cartografia escolar que se desprenda de construções homogeneizantes e de verdades, revelando novas faces de uma sociedade antes não vista. Tendo esse trabalho o objetivo de identificar como o mapeamento da afetividade do alunado com seus lugares pode aproximá-lo de uma melhor compreensão de conceitos geográficos como o de lugar, por exemplo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49084
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons