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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49083

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Título: Características do contexto escolar influenciam a coordenação motora de crianças e adolescentes?
Autor(es): EVANGELISTA, Suellen Andressa Moreira de Oliveira
Palavras-chave: Escola; Coordenação Motora; Saúde; Crianças e Adolescentes
Data do documento: 19-Out-2022
Citação: EVANGELISTA, Suellen Andressa Moreira de Oliveira. Características do contexto escolar influenciam a coordenação motora de crianças e adolescentes?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O objetivo do presente estudo buscou analisar as diferenças existentes entre as características do contexto escolar sobre a coordenação motora de crianças e adolescentes de Lagoa do Carro – PE. A amostra foi composta por 1.359 jovens entre 5 e 15 anos de idade, com a média e DP (164,67±115,82). A coordenação motora foi avaliada com o Körperkoördinationstest für Kinder (KTK), que inclui os testes de equilíbrio na trave; saltos laterais, saltos monopedais e transposição lateral, características do contexto escolar e práticas relacionadas à saúde foram avaliadas ao uso de um questionário envolvendo os seguintes aspectos: i) espaços de ensino: (área e estrutura física da escola); (ii) características do espaço disponível para o recreio: (com ou sem obstáculos, com ou sem pilares e presença de irregularidades no piso); (iii) atividades curriculares e extracurriculares. De maneira geral os dados descritivos mostraram que os meninos tiveram melhor desempenho que as meninas em todos os testes do KTK. No que se refere a influência das características do ambiente escolar sobre a coordenação motora houve significância negativa na presença de obstáculos para os testes de equilíbrio na trave, saltos laterais, transposição lateral e CM geral; Na presença de pilastras houve influência negativa apenas na transposição lateral; As irregularidades no solo influenciaram negativamente o equilíbrio na trave, transposição lateral e CM geral; A presença de quadra influenciou positivamente no desempenho dos testes de saltos laterais e transposição lateral; aulas de educação física influenciaram de forma positiva a transposição lateral; e, a dimensão do espaço de recreio influenciou negativamente na transposição lateral. Os resultados do presente estudo permitem concluir que as características do contexto escolar podem influenciar a coordenação de crianças e adolescentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49083
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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