Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49083

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHENRIQUE, Rafael dos Santos-
dc.contributor.authorEVANGELISTA, Suellen Andressa Moreira de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-02-13T13:11:57Z-
dc.date.available2023-02-13T13:11:57Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.date.submitted2023-02-10-
dc.identifier.citationEVANGELISTA, Suellen Andressa Moreira de Oliveira. Características do contexto escolar influenciam a coordenação motora de crianças e adolescentes?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49083-
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo buscou analisar as diferenças existentes entre as características do contexto escolar sobre a coordenação motora de crianças e adolescentes de Lagoa do Carro – PE. A amostra foi composta por 1.359 jovens entre 5 e 15 anos de idade, com a média e DP (164,67±115,82). A coordenação motora foi avaliada com o Körperkoördinationstest für Kinder (KTK), que inclui os testes de equilíbrio na trave; saltos laterais, saltos monopedais e transposição lateral, características do contexto escolar e práticas relacionadas à saúde foram avaliadas ao uso de um questionário envolvendo os seguintes aspectos: i) espaços de ensino: (área e estrutura física da escola); (ii) características do espaço disponível para o recreio: (com ou sem obstáculos, com ou sem pilares e presença de irregularidades no piso); (iii) atividades curriculares e extracurriculares. De maneira geral os dados descritivos mostraram que os meninos tiveram melhor desempenho que as meninas em todos os testes do KTK. No que se refere a influência das características do ambiente escolar sobre a coordenação motora houve significância negativa na presença de obstáculos para os testes de equilíbrio na trave, saltos laterais, transposição lateral e CM geral; Na presença de pilastras houve influência negativa apenas na transposição lateral; As irregularidades no solo influenciaram negativamente o equilíbrio na trave, transposição lateral e CM geral; A presença de quadra influenciou positivamente no desempenho dos testes de saltos laterais e transposição lateral; aulas de educação física influenciaram de forma positiva a transposição lateral; e, a dimensão do espaço de recreio influenciou negativamente na transposição lateral. Os resultados do presente estudo permitem concluir que as características do contexto escolar podem influenciar a coordenação de crianças e adolescentes.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCoordenação Motorapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectCrianças e Adolescentespt_BR
dc.titleCaracterísticas do contexto escolar influenciam a coordenação motora de crianças e adolescentes?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4113078019020938pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1308420348718829pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of the present study sought to analyze the differences between the characteristics of the school context on the motor coordination of children and adolescents from Lagoa do Carro - PE. The sample consisted of 1,359 young people between 5 and 15 years of age, with mean and SD (164.67±115.82). Motor coordination was assessed with the Körperkoördinationstest für Kinder (KTK), which includes balance beam tests; lateral jumps, single-pedal jumps and lateral transposition, characteristics of the school context and health-related practices were evaluated using a questionnaire involving the following aspects: i) teaching spaces: (area and physical structure of the school); (ii) characteristics of the space available for recreation: (with or without obstacles, with or without pilasters and presence of irregularities in the floor); (iii) curricular and extracurricular activities. Overall, the descriptive data showed that boys performed better than girls on all KTK tests. Regarding the influence of the characteristics of the school environment on motor coordination, there was a negative significance in the presence of obstacles for the balance beam tests, lateral jumps, lateral transposition and general MC; In the presence of pilasters there was a negative influence only in the lateral transposition; Irregularities in the ground had a negative influence on balance on the beam, lateral transposition and general MC; The presence of court positively influenced the performance of the lateral jumps and lateral transposition tests; physical education classes positively influenced lateral transposition; and, the dimension of the recreational space had a negative influence on the lateral transposition. The results of the present study allow us to conclude that the characteristics of the school context can influence the coordination of children and adolescents.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Suellen Andressa Moreira de Oliveira Evangelista.pdf435,15 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons