Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49015
Compartilhe esta página
Título: | Engajamento acadêmico para o ensino de Desenho Técnico: diretrizes para a prática docente na Educação Profissional |
Autor(es): | PROCÓPIO, Luana Simone |
Palavras-chave: | Engajamento Acadêmico; Prática Pedagógica; Desenho Técnico; Educação Profissional; SENAI |
Data do documento: | 18-Mai-2022 |
Citação: | PROCÓPIO, Luana Simone. Engajamento acadêmico para o ensino de Desenho Técnico: diretrizes para a prática docente na Educação Profissional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Dentre os diversos objetivos que os profissionais da Educação buscam alcançar, um deles é o desenvolvimento de um processo de ensino de qualidade. No SENAI os critérios para esse processo são estabelecidos em sua metodologia, a “Metodologia SENAI de Educação Profissional”, que descreve os princípios norteadores da Prática Pedagógica aplicada na instituição. Contudo, é comum que os docentes tenham dificuldade para implementar esses princípios no processo de estruturação das aulas. Esta pesquisa teve como objetivo geral propor diretrizes de ação docente para a elaboração das aulas da unidade curricular “Leitura e Interpretação de Desenho Técnico” do Curso Técnico em Eletrotécnica do SENAI Areias, que contribuíssem para o surgimento do Engajamento Acadêmico nas três etapas da prática pedagógica (Planejamento, Direção e Avaliação). Para realização das diretrizes foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o conceito do Engajamento Acadêmico no intuito de determinar qual o papel do docente na promoção dessa condição positiva de aprendizagem. Também foram realizadas revisões bibliográficas e documentais para compreender (1) o conceito de Prática Pedagógica docente, (2) como o SENAI busca empregar tal conceito em sua metodologia de ensino e, finalmente, (3) quais princípios o SENAI utiliza como norteadores para o trabalho do docente na Educação Profissional. Além disso, buscou-se compreender como o conteúdo de Desenho Técnico integra o Curso de Eletrotécnica na unidade curricular “Leitura e Interpretação de Desenho Técnico''. Por meio da utilização de um processo que envolveu sucessivas associações conceituais foi criado um quadro geral de análise. A partir deste quadro foram realizadas sínteses que culminaram na elaboração e na fundamentação das diretrizes para cada etapa da Prática Pedagógica. Por fim, foi realizada uma simulação do processo de aplicação das diretrizes da etapa do Planejamento. Ao final, foi possível compreender que a utilização das diretrizes atendeu simultaneamente os princípios do EA e os Princípios norteadores da prática pedagógica do SENAI. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49015 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Expressão Gráfica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC. Luana Simone Procópio.pdf | 8,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons