Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49015

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUSMÃO, Mariana Buarque Ribeiro de-
dc.contributor.authorPROCÓPIO, Luana Simone-
dc.date.accessioned2023-02-09T17:17:19Z-
dc.date.available2023-02-09T17:17:19Z-
dc.date.issued2022-05-18-
dc.date.submitted2023-02-01-
dc.identifier.citationPROCÓPIO, Luana Simone. Engajamento acadêmico para o ensino de Desenho Técnico: diretrizes para a prática docente na Educação Profissional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49015-
dc.description.abstractDentre os diversos objetivos que os profissionais da Educação buscam alcançar, um deles é o desenvolvimento de um processo de ensino de qualidade. No SENAI os critérios para esse processo são estabelecidos em sua metodologia, a “Metodologia SENAI de Educação Profissional”, que descreve os princípios norteadores da Prática Pedagógica aplicada na instituição. Contudo, é comum que os docentes tenham dificuldade para implementar esses princípios no processo de estruturação das aulas. Esta pesquisa teve como objetivo geral propor diretrizes de ação docente para a elaboração das aulas da unidade curricular “Leitura e Interpretação de Desenho Técnico” do Curso Técnico em Eletrotécnica do SENAI Areias, que contribuíssem para o surgimento do Engajamento Acadêmico nas três etapas da prática pedagógica (Planejamento, Direção e Avaliação). Para realização das diretrizes foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o conceito do Engajamento Acadêmico no intuito de determinar qual o papel do docente na promoção dessa condição positiva de aprendizagem. Também foram realizadas revisões bibliográficas e documentais para compreender (1) o conceito de Prática Pedagógica docente, (2) como o SENAI busca empregar tal conceito em sua metodologia de ensino e, finalmente, (3) quais princípios o SENAI utiliza como norteadores para o trabalho do docente na Educação Profissional. Além disso, buscou-se compreender como o conteúdo de Desenho Técnico integra o Curso de Eletrotécnica na unidade curricular “Leitura e Interpretação de Desenho Técnico''. Por meio da utilização de um processo que envolveu sucessivas associações conceituais foi criado um quadro geral de análise. A partir deste quadro foram realizadas sínteses que culminaram na elaboração e na fundamentação das diretrizes para cada etapa da Prática Pedagógica. Por fim, foi realizada uma simulação do processo de aplicação das diretrizes da etapa do Planejamento. Ao final, foi possível compreender que a utilização das diretrizes atendeu simultaneamente os princípios do EA e os Princípios norteadores da prática pedagógica do SENAI.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngajamento Acadêmicopt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectDesenho Técnicopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectSENAIpt_BR
dc.titleEngajamento acadêmico para o ensino de Desenho Técnico: diretrizes para a prática docente na Educação Profissionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3702732112033578pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1958307725663592pt_BR
dc.description.abstractxAmong the various objectives that education professionals seek to achieve, one of them is the development of a quality teaching process. At SENAI, the criteria for this process are established in its methodology, the “SENAI Methodology of Professional Education”, which describes the guiding principles of the Pedagogical Practice applied in the institution. However, it is common for teachers to have difficulty implementing these principles in the process of structuring classes. The general objective of this research was to propose guidelines for teaching action for the elaboration of classes of the curricular unit "Reading and Interpretation of Technical Drawing" of the Technical Course in Electrotechnics of SENAI Areias, which would contribute to the emergence of Academic Engagement in the three stages of pedagogical practice (Planning, Direction and Evaluation). To carry out the guidelines, a bibliographic review was carried out on the concept of Academic Engagement in order to determine the role of the teacher in promoting this positive learning condition. Bibliographic and document reviews were also carried out to understand (1) the concept of teaching Pedagogical Practice, (2) how SENAI seeks to employ this concept in its teaching methodology and, finally, (3) which principles SENAI uses as guides for the teacher's work in Professional Education. In addition, we sought to understand how the Technical Drawing content integrates the Electrotechnics Course in the curricular unit “Reading and Interpreting Technical Drawing''. Through the use of a process that involved successive conceptual associations, a general chart of analysis was created. From this chart, syntheses were carried out that culminated in the elaboration and foundation of the guidelines for each stage of the Pedagogical Practice. Finally, a simulation of the process of applying the guidelines of the Planning stage was performed. In the end, it was possible to understand that the use of guidelines simultaneously met the principles of EA and the guiding principles of SENAI's pedagogical practice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Expressão Gráfica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC. Luana Simone Procópio.pdf8,51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons