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Título : Nível de atividade física de estudantes do ensino médio de uma escola pública em tempo integral no município do Recife
Autor : SILVA, Reyanne Maria da
Palabras clave : Educação Física; Ensino Médio; Tempo Integral
Fecha de publicación : 19-oct-2022
Citación : SILVA, Reyanne Maria da. Nível de atividade física de estudantes do ensino médio de uma escola pública em tempo integral no município do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Efeitos positivos da atividade física para saúde física e mental dos adolescentes já foram confirmados pela literatura. Contudo, a prevalência de inatividade entre os jovens brasileiros é crescente nas últimas décadas. Fatores como nível socioeconômico podem favorecer o sedentarismo entre os adolescentes. Nesse viés, a Educação Física escolar é um essencial recurso para estimular a adoção hábitos saudáveis entre os escolares, além de ser um meio de acesso para prática de atividade esportiva. O tempo destinado para essa disciplina na escola de tempo integral representa menos de 3% da carga horária semanal e com diminuição do tempo de aula no novo ensino médio, a saúde dos jovens brasileiros pode ficar ainda mais comprometida. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo investigar o nível de atividade física em adolescentes do ensino médio de uma escola em tempo integral no município do Recife/PE. Trata-se de um estudo epidemiológico de corte transversal. Participaram da pesquisa 322 adolescentes de ambos os sexos com idade entre 14 a 18 anos. Foram utilizados questionários devidamente validados para avaliar o nível de atividade física e o nível socioeconômico. Além disso, houve a avaliação de algumas medidas antropométricas (peso, altura e circunferência da cintura). A análise de dados foi realizada com auxílio da estatística descritiva. Assim, para comparar dados de natureza quantitativa foi utilizado o teste U Mann Whitney e para as relações entre as variáveis a correlação de Sperman. Para todas as análises foi assumido o nível de significância (α) de 0,05. A prevalência de inatividade física foi de 73% entre os estudantes. Também foi observada uma relação estatisticamente significativa entre os níveis de atividade física e o socioeconômico (p<0,01). Esses resultados sugerem que a diminuição na carga horaria da Educação Física escolar pode representar riscos à saúde dos estudantes do ensino médio. Além disso, desvantagem no acesso à prática esportiva.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48967
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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