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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, André dos Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Reyanne Maria da-
dc.date.accessioned2023-02-07T14:22:46Z-
dc.date.available2023-02-07T14:22:46Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.date.submitted2023-02-02-
dc.identifier.citationSILVA, Reyanne Maria da. Nível de atividade física de estudantes do ensino médio de uma escola pública em tempo integral no município do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48967-
dc.description.abstractEfeitos positivos da atividade física para saúde física e mental dos adolescentes já foram confirmados pela literatura. Contudo, a prevalência de inatividade entre os jovens brasileiros é crescente nas últimas décadas. Fatores como nível socioeconômico podem favorecer o sedentarismo entre os adolescentes. Nesse viés, a Educação Física escolar é um essencial recurso para estimular a adoção hábitos saudáveis entre os escolares, além de ser um meio de acesso para prática de atividade esportiva. O tempo destinado para essa disciplina na escola de tempo integral representa menos de 3% da carga horária semanal e com diminuição do tempo de aula no novo ensino médio, a saúde dos jovens brasileiros pode ficar ainda mais comprometida. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo investigar o nível de atividade física em adolescentes do ensino médio de uma escola em tempo integral no município do Recife/PE. Trata-se de um estudo epidemiológico de corte transversal. Participaram da pesquisa 322 adolescentes de ambos os sexos com idade entre 14 a 18 anos. Foram utilizados questionários devidamente validados para avaliar o nível de atividade física e o nível socioeconômico. Além disso, houve a avaliação de algumas medidas antropométricas (peso, altura e circunferência da cintura). A análise de dados foi realizada com auxílio da estatística descritiva. Assim, para comparar dados de natureza quantitativa foi utilizado o teste U Mann Whitney e para as relações entre as variáveis a correlação de Sperman. Para todas as análises foi assumido o nível de significância (α) de 0,05. A prevalência de inatividade física foi de 73% entre os estudantes. Também foi observada uma relação estatisticamente significativa entre os níveis de atividade física e o socioeconômico (p<0,01). Esses resultados sugerem que a diminuição na carga horaria da Educação Física escolar pode representar riscos à saúde dos estudantes do ensino médio. Além disso, desvantagem no acesso à prática esportiva.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectTempo Integralpt_BR
dc.titleNível de atividade física de estudantes do ensino médio de uma escola pública em tempo integral no município do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5444909134760826pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9846819271734920pt_BR
dc.description.abstractxPositive effects of physical activity on the physical and mental health of adolescents have been confirmed by the literature. However, the prevalence of inactivity among young Brazilians is growing in recent decades. Factors such as level socioeconomic status may favor a sedentary lifestyle among adolescents. In that bias, school Physical Education is an essential resource to encourage the adoption healthy habits among students, in addition to being a means of access to practice of sports activity. The time allocated for this subject at school full-time represents less than 3% of the weekly workload and with decrease in class time in the new high school, the health of young people Brazilians may be even more compromised. In view of this, the present study aimed to investigate the level of physical activity in adolescents from secondary education at a full-time school in the city of Recife/PE. This is a cross-sectional epidemiological study. participated in survey 322 adolescents of both sexes aged between 14 and 18 years. Duly validated questionnaires were used to assess the level of physical activity and socioeconomic status. In addition, there was an assessment of some anthropometric measurements (weight, height and waist circumference). THE data analysis was performed with the aid of descriptive statistics. so for to compare data of a quantitative nature, the U Mann Whitney test was used and for relations between variables, Sperman's correlation. for all analysis, a significance level (α) of 0.05 was assumed. The prevalence of physical inactivity was 73% among students. It was also observed a statistically significant relationship between levels of physical activity and socioeconomic (p<0.01). These results suggest that the decrease in load hours of Physical Education at school may pose risks to the health of high school students. In addition, disadvantage in access to practice sporty.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0001-9189-2742pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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