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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48887

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Título: Análise do impacto da tecnologia na educação
Autor(es): GAMA FILHO, Domingos Mendes
Palavras-chave: Educação; Tecnologias na educação; Usabilidade
Data do documento: 27-Dez-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GAMA FILHO, Domingos Mendes. Análise do impacto da tecnologia na educação. 2022. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A tecnologia tem por finalidade integrar elementos materiais, como máquinas e equipamentos, bem como, não materiais como pessoas em suas relações interpessoais com vistas a impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e cultural favorecendo melhoria da qualidade de vida. Observa-se a sua presença em todos os ambientes do nosso cotidiano. Em particular, no ambiente da educação como ferramenta utilizada no processo de ensino-aprendizagem ou no ato de aquisição do conhecimento. As tecnologias que propiciam os processos de ensino e aprendizagem permitem a interação dos recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação, tanto de forma on-line como offline. Nesse cenário, esse trabalho busca identificar quais são os impactos decorrentes da escolha das diversas opções da utilização dessas tecnologias no ambiente da educação. Como alunos e professores se percebem utilizando essas tecnologias em confronto com a sala de aula tradicional, inclusive quando do uso de simuladores de práticas de laboratórios ou o uso de ambientes virtuais para ilustrar diversas formas de observar um determinado fenômeno. Neste contexto, busca-se compreender como essas tecnologias, quando disponibilizadas para uso em sala de aula ou fora do ambiente da escola, estão sendo percebidas por alunos e professores quanto as dimensões aplicabilidade, usabilidade, impacto e expectativa confrontando-se com a sala de aula convencional. Para tanto, realiza-se uma pesquisa do tipo qualitativa/quantitativa de natureza exploratória. Quanto a coleta de dados é realizada a partir de um survey tomando-se uma amostra de ocasião de 40 alunos e 40 professores de uma instituição de ensino técnico na busca de identificar as principais dificuldades quanto ao uso da TECEDU do ponto de vista dos alunos e professores quanto as dimensões aplicabilidade, usabilidade e disponibilidade. Tornando possível mitigar as possíveis causas das dificuldades identificadas a partir desse estudo de caso, observadas na captura das percepções de alunos e professores decorrentes da inserção das tecnologias e o seu uso intensivo como tendo seu carácter irreversível em todos os ambientes da sociedade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48887
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

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