Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48887

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, André Marques-
dc.contributor.authorGAMA FILHO, Domingos Mendes-
dc.date.accessioned2023-02-01T13:02:19Z-
dc.date.available2023-02-01T13:02:19Z-
dc.date.issued2022-12-27-
dc.identifier.citationGAMA FILHO, Domingos Mendes. Análise do impacto da tecnologia na educação. 2022. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48887-
dc.description.abstractA tecnologia tem por finalidade integrar elementos materiais, como máquinas e equipamentos, bem como, não materiais como pessoas em suas relações interpessoais com vistas a impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e cultural favorecendo melhoria da qualidade de vida. Observa-se a sua presença em todos os ambientes do nosso cotidiano. Em particular, no ambiente da educação como ferramenta utilizada no processo de ensino-aprendizagem ou no ato de aquisição do conhecimento. As tecnologias que propiciam os processos de ensino e aprendizagem permitem a interação dos recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação, tanto de forma on-line como offline. Nesse cenário, esse trabalho busca identificar quais são os impactos decorrentes da escolha das diversas opções da utilização dessas tecnologias no ambiente da educação. Como alunos e professores se percebem utilizando essas tecnologias em confronto com a sala de aula tradicional, inclusive quando do uso de simuladores de práticas de laboratórios ou o uso de ambientes virtuais para ilustrar diversas formas de observar um determinado fenômeno. Neste contexto, busca-se compreender como essas tecnologias, quando disponibilizadas para uso em sala de aula ou fora do ambiente da escola, estão sendo percebidas por alunos e professores quanto as dimensões aplicabilidade, usabilidade, impacto e expectativa confrontando-se com a sala de aula convencional. Para tanto, realiza-se uma pesquisa do tipo qualitativa/quantitativa de natureza exploratória. Quanto a coleta de dados é realizada a partir de um survey tomando-se uma amostra de ocasião de 40 alunos e 40 professores de uma instituição de ensino técnico na busca de identificar as principais dificuldades quanto ao uso da TECEDU do ponto de vista dos alunos e professores quanto as dimensões aplicabilidade, usabilidade e disponibilidade. Tornando possível mitigar as possíveis causas das dificuldades identificadas a partir desse estudo de caso, observadas na captura das percepções de alunos e professores decorrentes da inserção das tecnologias e o seu uso intensivo como tendo seu carácter irreversível em todos os ambientes da sociedade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias na educaçãopt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.titleAnálise do impacto da tecnologia na educaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9798758243284152pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2146312479579570pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovaçãopt_BR
dc.description.abstractxThe technological purpose is to integrate material elements, such as machines and equipment, as well as non-material elements such as people in their interpersonal relationships, with a view to boosting socioeconomic and cultural development, favoring a better quality of life. Its presence is observed in all environments of our daily lives. In the education environment as a tool used in the teaching-learning process or in the act of acquiring knowledge. The technologies that facilitate the teaching and learning processes allow the interaction of Information and Communication Technology resources, both online and offline. In this scenario, this work seeks to identify the impacts arising from the choice of different options for using these technologies in the education environment. How students and teachers perceive themselves using these technologies in comparison with the traditional classroom, including when using simulators of laboratory practices or the use of virtual environments to illustrate different ways of observing a certain phenomenon. In this context, we seek to understand how these technologies, when made available for use in the classroom or outside the school environment, are being perceived by students and teachers in terms of applicability, usability, impact and expectation dimensions when confronted with the classroom. conventional class. To this end, qualitative/quantitative research of an exploratory nature is carried out. As for data collection, it is carried out from a survey taking a random sample of 40 students and 40 teachers from a technical education institution in an attempt to identify the main difficulties regarding the use of TECEDU from the students' point of view and teachers regarding applicability, usability and availability dimensions. Making it possible to mitigate the possible causes of the difficulties identified from this case study, observed in capturing the perspectives of students and teachers arising from the insertion of technologies and their intensive use as having their irreversible character in all environments of society.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Domingos Mendes Gama Filho.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons