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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48860
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Título : | Abordagem teórico-metodológica da educação física escolar: aulas com situações de bullying |
Autor : | SILVA, Jullyana Kelly Bertão da |
Palabras clave : | Bullying; Escola; Estudantes |
Fecha de publicación : | 16-nov-2022 |
Citación : | SILVA, Jullyana Kelly Bertão da. Abordagem teórico-metodológica da educação física escolar: aulas com situações de bullying. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | O bullying trata-se de um fenômeno de abrangência global que existe em todas as esferas sociais e que traz consequências a curto, médio e longo prazo para os envolvidos, sejam eles vítimas, agressores ou espectadores. O objetivo do presente trabalho é Analisar os pressupostos da abordagem teórico-metodológica crítico-superadora adotada em aulas de Educação Física para superação de situações de bullying de uma Escola do Sistema Público de Ensino do estado de Pernambuco, com estudantes do Ensino Fundamental II. Trata-se de um estudo de carácter qualitativo, do tipo pesquisa de campo com base na Abordagem Etnometodológica. Foi realizado na Escola Professor José dos Anjos, de natureza pública Estadual, localizada na Av. Hildebrando de Vasconcelos, s/n, no bairro de Dois Unidos, Recife-PE, CEP: 52120-340. Os atores foram estudantes que têm idade entre 13 e 15 anos de ambos os sexos, devidamente matriculados na instituição de ensino, que participam das aulas de Educação Física na instituição. As categorias de analise abordadas foram a) agressões física ou verbal; b) as formas de comunicação e linguagem, a relação de poder e o trato com o conhecimento durante as situações de ensino-aprendizagem em que ocorre a pratica do bullying; c) as relações professor(a)-estudante, estudante-estudante, as quais asseguram sentido e significado de respeito às diferenças no grupo. As categorias foram analisadas utilizando-se de três conceitos chaves da Etnomtodologia que foram á prática, a reflexividade e a noção de membro, através da observação das aulas de Educação Física e posteriormente do círculo de conversas e debate com os atores. Através da investigação a cerca do bullying no Ambiente Escolar, foi alcançado o seguinte resultado, que o professor utiliza o dialogo como instrumentos metodológicos na superação a prática do bullying; e que o mesmo não se mostrou efetivo. Concluísse neste presente estudo que o dialogo, não se mostrou efetivo na superação a prática do bullying que fica claro na fala dos atores da pesquisa, pois o mesmo não se apropria de varias possibilidades que o ambiente escolar lhe proporciona para despertar nos atores a reflexão o desejo de mudar a realidade que estão inseridos. e que se torna relevante, estudar o fenômeno bullying, trazer um novo olhar a comunidade acadêmica, pois o ambiente escolar é amplo e todos os que o compõem devem trabalhar para a construção de um ambiente saudável. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48860 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
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