Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48860

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANÇA, Tereza Luiza de-
dc.contributor.authorSILVA, Jullyana Kelly Bertão da-
dc.date.accessioned2023-01-31T14:51:09Z-
dc.date.available2023-01-31T14:51:09Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.date.submitted2023-01-31-
dc.identifier.citationSILVA, Jullyana Kelly Bertão da. Abordagem teórico-metodológica da educação física escolar: aulas com situações de bullying. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48860-
dc.description.abstractO bullying trata-se de um fenômeno de abrangência global que existe em todas as esferas sociais e que traz consequências a curto, médio e longo prazo para os envolvidos, sejam eles vítimas, agressores ou espectadores. O objetivo do presente trabalho é Analisar os pressupostos da abordagem teórico-metodológica crítico-superadora adotada em aulas de Educação Física para superação de situações de bullying de uma Escola do Sistema Público de Ensino do estado de Pernambuco, com estudantes do Ensino Fundamental II. Trata-se de um estudo de carácter qualitativo, do tipo pesquisa de campo com base na Abordagem Etnometodológica. Foi realizado na Escola Professor José dos Anjos, de natureza pública Estadual, localizada na Av. Hildebrando de Vasconcelos, s/n, no bairro de Dois Unidos, Recife-PE, CEP: 52120-340. Os atores foram estudantes que têm idade entre 13 e 15 anos de ambos os sexos, devidamente matriculados na instituição de ensino, que participam das aulas de Educação Física na instituição. As categorias de analise abordadas foram a) agressões física ou verbal; b) as formas de comunicação e linguagem, a relação de poder e o trato com o conhecimento durante as situações de ensino-aprendizagem em que ocorre a pratica do bullying; c) as relações professor(a)-estudante, estudante-estudante, as quais asseguram sentido e significado de respeito às diferenças no grupo. As categorias foram analisadas utilizando-se de três conceitos chaves da Etnomtodologia que foram á prática, a reflexividade e a noção de membro, através da observação das aulas de Educação Física e posteriormente do círculo de conversas e debate com os atores. Através da investigação a cerca do bullying no Ambiente Escolar, foi alcançado o seguinte resultado, que o professor utiliza o dialogo como instrumentos metodológicos na superação a prática do bullying; e que o mesmo não se mostrou efetivo. Concluísse neste presente estudo que o dialogo, não se mostrou efetivo na superação a prática do bullying que fica claro na fala dos atores da pesquisa, pois o mesmo não se apropria de varias possibilidades que o ambiente escolar lhe proporciona para despertar nos atores a reflexão o desejo de mudar a realidade que estão inseridos. e que se torna relevante, estudar o fenômeno bullying, trazer um novo olhar a comunidade acadêmica, pois o ambiente escolar é amplo e todos os que o compõem devem trabalhar para a construção de um ambiente saudável.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleAbordagem teórico-metodológica da educação física escolar: aulas com situações de bullyingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCORREIA, Sandra Cristhianne França-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9501541230266004pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8809406318062867pt_BR
dc.description.abstractxBullying is a global phenomenon that exists in all social spheres and has short, medium and long-term consequences for those involved, whether they are victims, aggressors or spectators. The objective of the present work is to analyze the assumptions of the critical-overcoming theoretical-methodological approach adopted in Physical Education classes to overcome bullying situations in a public school system in the state of Pernambuco, with students from Elementary School II. This is a qualitative study, of the field research type, based on the Ethnomethodological Approach. It was held at the Professor José dos Anjos School, of a public State nature, located at Av. Hildebrando de Vasconcelos, s/n, in Dois Unidos, Recife-PE, CEP: 52120-340. The actors were students aged between 13 and 15 years of both sexes, duly enrolled in the educational institution, who participate in Physical Education classes at the institution. The analysis categories addressed were a) physical or verbal aggression; b) the forms of communication and language, the power relationship and dealing with knowledge during teaching-learning situations in which bullying occurs; c) teacher-student, student-student relationships, which ensure sense and meaning of respect for differences in the group. The categories were analyzed using three key concepts of Ethnomethodology that were the practice, reflexivity and the notion of member, through the observation of Physical Education classes and later the circle of conversations and debate with the actors. Through the investigation about bullying in the School Environment, the following result was achieved, that the teacher uses dialogue as methodological tools in overcoming the practice of bullying; and that it was not effective. It was concluded in this present study that the dialogue did not prove to be effective in overcoming the practice of bullying, which is clear in the speech of the research actors, as it does not appropriate several possibilities that the school environment provides to awaken in the actors the reflection on the desire to change the reality in which they are inserted. and that it becomes relevant, to study the bullying phenomenon, to bring a new look to the academic community, because the school environment is wide and everyone who composes it must work to build a healthy environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9013851839614510pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- JULLYANA KELLY BERTÃO DA SILVA.pdf430,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons