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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48837

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Título: Aplicação de ferramentas da qualidade para aumento de faturamento em lojas de conveniência
Autor(es): BARROS, Gabriel Santana da Silva
Palavras-chave: Engenharia de Alimentos; Conveniência; Faturamento; Gestão; Qualidade
Data do documento: 25-Out-2022
Citação: BARROS, Gabriel Santana da Silva. Aplicação de ferramentas da qualidade para aumento de faturamento em lojas de conveniência. 2023. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Alimentos, Centro de tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2022.
Abstract: O mercado de proximidade e conveniência é um dos que mais crescem no setor de varejo ao longo dos últimos anos. Mesmo na pandemia, apresentou abertura de lojas físicas e indicativo de expansão com aquisições e fusões de grandes empresas dispostas a adentrar nesse mercado. As lojas de conveniência, conhecidas por sua praticidade, agilidade e horário estendido, possuem, juntas, uma capilaridade de aproximadamente 20% em postos de serviços, frente a um percentual acima de 90% em países como Estados Unidos da América e Alemanha. Neste contexto, com a expansão do segmento e ingresso de grandes players no mercado, é fundamental a gestão do negócio em várias frentes para manter a rentabilidade e competitividade. Sendo assim, o presente estudo descreveu as atividades realizadas em lojas de conveniência de grande franqueadora na região nordeste e teve como objetivo identificar as causas de um faturamento abaixo da expectiva de crescimento da companhia, levando em conta o número de lojas abertas, potencial de mercado e estratégias promocionais adotadas. Para isso, foram utilizados o programa Microsoft Power BI para coleta, análise de dados e o método de gestão PDCA, nos quais, em suas etapas, foram feitos brainstorming com atendentes, utilizado-se ferramentas da qualidade como diagrama de Ishikawa, Matriz GUT e diagrama de árvore. Esta última foi elaborada através da proposição de planos de ação que atuassem na causa raiz para resolução do problema, a qual se obteve resultados satisfatórios. O projeto ocorreu com 3 grupos que posuíam faturamentos de loja distintos e causas específicas para o problema, analisando-se fatores como: atendimento, localização, horário de funcionamento, mix de produtos, ambiente da loja e vários atributos que possuem relação direta ou indireta com o faturamento. Com isso, observou-se que as possíveis causas para o problema de faturamento levantadas ao longo do trabalho podem ser trabalhadas tanto pelos atendentes e operadores da loja no dia a dia, como pelo consultor da franqueadora no acompanhamento e definição de estratégias de todas as lojas de conveniência. Diante disso, o aprendizado adquirido durante o curso de engenharia de alimentos apresentou-se de fundamental importância para atribuição dos conhecimentos de aplicação das ferramentas e métodos da qualidade. Observou-se por meio deste estudo ainda que a implementação de medidas auxiliaram no crescimento de faturamento de uma das lojas estudadas. Obtendo crescimento de 8,5% em relação ao mês anterior, enquanto que a região aumentou expressivos 2%, cumprindo com o papel do estudo e objetivo principal de uma loja de conveniência: promover simplicidade, agilidade e experiência para o consumidor e rentabilidade para o franqueado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48837
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Alimentos

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