Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48829
Compartilhe esta página
Título: | Pesquisas em ciências biológicas: o que tratam sobre estudantes com deficiência? |
Autor(es): | ANDRADE, Maria Suely Nunes de |
Palavras-chave: | Disciplinas das ciências biológicas; Pessoas com deficiência; Estudantes |
Data do documento: | 16-Mai-2022 |
Abstract: | A referida pesquisa tem como objetivo analisar as produções de trabalhos de pesquisas realizadas no campo das Ciências Biológicas voltados aos estudantes com deficiência, com base na política nacional de educação inclusiva. Para a realização da pesquisa tomou como base o campo da inclusão de alunos com deficiência em escola regular, a partir dos marcos legal nacional e documentos internacionais de princípios inclusivos, tendo a inclusão como fundamento da prática dos futuros professores de Ciências Biológicas, o campo da formação passou a ser uma categoria de análise. Com base no objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa. Identificou-se um quantitativo de trabalhos bastante reduzidos e alguns sinalizam para dificuldades atreladas à formação docente, seja inicial ou durante o exercício das funções. Algumas estratégias pensadas foram de iniciativa de alguns professores, mas não se caracteriza como fruto de uma política institucional de escola inclusiva. O aparecimento de trabalhos ligados a estratégias didáticas para alunos cegos aparece com mais frequência, provavelmente, por ser uma preocupação em razão do ensino de ciências e biologia exigir muito o uso de imagens. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48829 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andrade, Maria Suely Nunes de (1).pdf | 407,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons