Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48829
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTANA, Maria Zélia de | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Maria Suely Nunes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T13:40:19Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T13:40:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48829 | - |
dc.description.abstract | A referida pesquisa tem como objetivo analisar as produções de trabalhos de pesquisas realizadas no campo das Ciências Biológicas voltados aos estudantes com deficiência, com base na política nacional de educação inclusiva. Para a realização da pesquisa tomou como base o campo da inclusão de alunos com deficiência em escola regular, a partir dos marcos legal nacional e documentos internacionais de princípios inclusivos, tendo a inclusão como fundamento da prática dos futuros professores de Ciências Biológicas, o campo da formação passou a ser uma categoria de análise. Com base no objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa. Identificou-se um quantitativo de trabalhos bastante reduzidos e alguns sinalizam para dificuldades atreladas à formação docente, seja inicial ou durante o exercício das funções. Algumas estratégias pensadas foram de iniciativa de alguns professores, mas não se caracteriza como fruto de uma política institucional de escola inclusiva. O aparecimento de trabalhos ligados a estratégias didáticas para alunos cegos aparece com mais frequência, provavelmente, por ser uma preocupação em razão do ensino de ciências e biologia exigir muito o uso de imagens. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Disciplinas das ciências biológicas | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.title | Pesquisas em ciências biológicas: o que tratam sobre estudantes com deficiência? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8308573861640975 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to analyze the production of research works carried out in the field of Biological Sciences aimed at students with disabilities, based on the national policy of inclusive education. In order to carry out the research, it was based on the field of inclusion of students with disabilities in regular schools, based on national legal frameworks and international documents of inclusive principles, having inclusion as the basis of the practice of future teachers of Biological Sciences, the field of training became a category of analysis. Based on the objective, a qualitative bibliographic research was carried out. A very small amount of work was identified and some indicate difficulties linked to teacher training, whether initial or during the exercise of functions. Some strategies thought were the initiative of some teachers, but it is not characterized as the result of an institutional policy of inclusive school. The appearance of works related to didactic strategies for blind students appears more frequently, probably because it is a concern because the teaching of science and biology requires the use of images. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andrade, Maria Suely Nunes de (1).pdf | 407,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons