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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48826

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Title: A Etnoornitologia em uma sequência didática investigativa: uma possibilidade metodológica para o Ensino de Biologia
Authors: PINA, Jário de Lima
Keywords: Etnoornitologia; Ensino de ciências; Biologia - estudo e ensino; Sequência didática
Issue Date: 10-May-2022
Abstract: As aves formam um grupo bastante conhecido pelas pessoas, isso se deve ao fato de a maioria das espécies serem diurnas, apresentarem colorações diferentes e manifestações sonoras. O Brasil abriga uma das maiores diversidade avifaunística do mundo. Apesar disso, o Brasil ainda carece de uma maior popularização do conhecimento científico sobre as aves por meio do ensino formal, com objetivo de sensibilizar a população quanto à conservação da biodiversidade. Recentemente, os estudos na área de Conservação vêm se utilizando dos fundamentos da Etnobiologia para entender e formular medidas que diminuam os impactos das atividades humanas sobre os recursos naturais. A Etnoornitologia é um campo da ciência que busca entender as relações cognitivas, comportamentais e simbólicas entre os humanos e as aves. As aves são estudadas dentro do currículo escolar de Biologia, cuja disciplina necessita de abordagens didáticas diversas para sustentar a prática docente. Uma dessas abordagens didáticas possíveis é o ensino por investigação, em que os estudantes devem ser capazes de se confrontar com um problema real e buscar sua resolução. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo construir uma Sequência Didática Investigativa (SDI) articulada com os fundamentos da Etnoornitologia e sustentada pelas orientações de aprendizagens essenciais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, inicialmente foi realizada buscas por artigos no Periódico Capes que tratavam da Etnoornitologia no Brasil, visando identificar as principais metodologias para acessar o conhecimento etnoornitológico. Em seguida, buscou-se identificar no documento oficial da BNCC as competências e habilidades específicas para o ensino de Biologia. Ao final, foi criada uma SDI estruturada a partir de um ciclo investigativo, composto de cinco principais fases: orientação, conceitualização, investigação, conclusão e discussão. Como possibilidade temática para a utilização da SDI, coloca-se a caça às aves e comércio ilegal, por se tratar de uma atividade humana que tem afetado o equilíbrio ambiental, sobretudo no que tange a riqueza e abundância de espécies. Essa SDI busca fornecer uma possibilidade de metodologia didática para professores(as) do Ensino Médio visando desenvolver a capacidade argumentativa nos estudantes, indicada pelas competências gerais da BNCC. Além disso, a partir da utilização de metodologias etnoornitológicas visa contribuir no entendimento da importância de resgatar e articular os diversos tipos de conhecimentos na sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48826
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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