Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48826

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorUEJIMA, Angélica Maria Kazue-
dc.contributor.authorPINA, Jário de Lima-
dc.date.accessioned2023-01-30T13:39:27Z-
dc.date.available2023-01-30T13:39:27Z-
dc.date.issued2022-05-10-
dc.date.submitted2023-05-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48826-
dc.description.abstractAs aves formam um grupo bastante conhecido pelas pessoas, isso se deve ao fato de a maioria das espécies serem diurnas, apresentarem colorações diferentes e manifestações sonoras. O Brasil abriga uma das maiores diversidade avifaunística do mundo. Apesar disso, o Brasil ainda carece de uma maior popularização do conhecimento científico sobre as aves por meio do ensino formal, com objetivo de sensibilizar a população quanto à conservação da biodiversidade. Recentemente, os estudos na área de Conservação vêm se utilizando dos fundamentos da Etnobiologia para entender e formular medidas que diminuam os impactos das atividades humanas sobre os recursos naturais. A Etnoornitologia é um campo da ciência que busca entender as relações cognitivas, comportamentais e simbólicas entre os humanos e as aves. As aves são estudadas dentro do currículo escolar de Biologia, cuja disciplina necessita de abordagens didáticas diversas para sustentar a prática docente. Uma dessas abordagens didáticas possíveis é o ensino por investigação, em que os estudantes devem ser capazes de se confrontar com um problema real e buscar sua resolução. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo construir uma Sequência Didática Investigativa (SDI) articulada com os fundamentos da Etnoornitologia e sustentada pelas orientações de aprendizagens essenciais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, inicialmente foi realizada buscas por artigos no Periódico Capes que tratavam da Etnoornitologia no Brasil, visando identificar as principais metodologias para acessar o conhecimento etnoornitológico. Em seguida, buscou-se identificar no documento oficial da BNCC as competências e habilidades específicas para o ensino de Biologia. Ao final, foi criada uma SDI estruturada a partir de um ciclo investigativo, composto de cinco principais fases: orientação, conceitualização, investigação, conclusão e discussão. Como possibilidade temática para a utilização da SDI, coloca-se a caça às aves e comércio ilegal, por se tratar de uma atividade humana que tem afetado o equilíbrio ambiental, sobretudo no que tange a riqueza e abundância de espécies. Essa SDI busca fornecer uma possibilidade de metodologia didática para professores(as) do Ensino Médio visando desenvolver a capacidade argumentativa nos estudantes, indicada pelas competências gerais da BNCC. Além disso, a partir da utilização de metodologias etnoornitológicas visa contribuir no entendimento da importância de resgatar e articular os diversos tipos de conhecimentos na sala de aula.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEtnoornitologiapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleA Etnoornitologia em uma sequência didática investigativa: uma possibilidade metodológica para o Ensino de Biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVEIRA, Emanuel Souto da Mota-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5569167934876958pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4686915406026283pt_BR
dc.description.abstractxBirds form a group well known to people, this is due to the fact that most species are diurnal, have different colors and sound manifestations. Brazil is home to one of the greatest avifaunistic diversity in the world. Despite this, Brazil still lacks greater popularization of scientific knowledge about birds through formal education, with the objective of raising awareness of the population regarding the conservation of biodiversity. Recently, studies in the area of Conservation have been using the fundamentals of Ethnobiology to understand and formulate measures that reduce the impacts of human activities on natural resources. Ethnoornithology is a field of science that seeks to understand the cognitive, behavioral and symbolic relationships between humans and birds. Birds are studied within the Biology school curriculum, whose discipline requires different didactic approaches to support teaching practice. One of these possible didactic approaches is teaching by inquiry, in which students must be able to confront a real problem and seek its resolution. In this sense, the present work aimed to build an Investigative Didactic Sequence (SDI) articulated with the fundamentals of Ethnoornithology and supported by the essential learning guidelines present in the National Common Curricular Base (BNCC). For this, initially searches were carried out for articles in the Capes Periodical that dealt with Ethnoornithology in Brazil, aiming to identify the main methodologies to access ethnoornithological knowledge. Then, we sought to identify in the official document of the BNCC the specific skills and abilities for the teaching of Biology. In the end, a structured SDI was created based on an investigative cycle, composed of five main phases: orientation, conceptualization, investigation, conclusion and discussion. As a thematic possibility for the use of SDI, there is the hunting of birds and illegal trade, because it is a human activity that has affected the environmental balance, especially with regard to the richness and abundance of species. This SDI seeks to provide a possibility of didactic methodology for high school teachers aiming to develop students' argumentative capacity, indicated by the general competences of the BNCC. Furthermore, from the use of ethnoornithological methodologies, it aims to contribute to the understanding of the importance of rescuing and articulating the different types of knowledge in the classroom.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0732066954235310pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÁRIO DE LIMA PINA_organized (1).pdf852,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons