Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48824
Comparte esta pagina
Título : | Utilização de livro paradidático no ensino de ecologia no ensino médio |
Autor : | FRANÇA, Heitor Ayres Belo |
Palabras clave : | Livro paradidático; Ensino de ciências; Biologia - estudo e ensino; Sequência didática |
Fecha de publicación : | 11-may-2022 |
Resumen : | Para a formação do estudante enquanto cidadão crítico, é de suma importância desenvolver nele a habilidade de ler e compreender textos através da lente da ciência. Para isso, é necessário que o professor utilize materiais e recursos de diversos tipos, expondo os alunos a diferentes linguagens. O objetivo deste trabalho foi produzir um livro paradidático para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de Ecologia no ensino médio. Como metodologia para desenvolver o roteiro do livro paradidático foi seguido a narrativa clássica da “Jornada do Herói” proposta por Joseph Campbell. O livro paradidático produzido recebeu o título de “Sofia na floresta da sabedoria” e buscou conectar-se com o aluno por meio de temas fantásticos, presentes na literatura infanto-juvenil. Como proposta de ensino, também foi sugerida uma Sequência Didática Investigativa e dividida em momentos pedagógicos, reforçando a importância da participação do aluno. A sequência didática utilizou o livro paradidático aqui apresentado, relacionando os conceitos apresentados com trabalhos desenvolvidos pelos alunos, tendo sempre em vista a formação de estudantes capazes de compreender não só os conceitos de Ecologia, mas também o método científico como um todo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48824 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
França, Heitor Ayres Belo.docx.pdf | 5,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons