Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48824

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Gilmar Beserra de-
dc.contributor.authorFRANÇA, Heitor Ayres Belo-
dc.date.accessioned2023-01-30T13:37:58Z-
dc.date.available2023-01-30T13:37:58Z-
dc.date.issued2022-05-11-
dc.date.submitted2022-01-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48824-
dc.description.abstractPara a formação do estudante enquanto cidadão crítico, é de suma importância desenvolver nele a habilidade de ler e compreender textos através da lente da ciência. Para isso, é necessário que o professor utilize materiais e recursos de diversos tipos, expondo os alunos a diferentes linguagens. O objetivo deste trabalho foi produzir um livro paradidático para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de Ecologia no ensino médio. Como metodologia para desenvolver o roteiro do livro paradidático foi seguido a narrativa clássica da “Jornada do Herói” proposta por Joseph Campbell. O livro paradidático produzido recebeu o título de “Sofia na floresta da sabedoria” e buscou conectar-se com o aluno por meio de temas fantásticos, presentes na literatura infanto-juvenil. Como proposta de ensino, também foi sugerida uma Sequência Didática Investigativa e dividida em momentos pedagógicos, reforçando a importância da participação do aluno. A sequência didática utilizou o livro paradidático aqui apresentado, relacionando os conceitos apresentados com trabalhos desenvolvidos pelos alunos, tendo sempre em vista a formação de estudantes capazes de compreender não só os conceitos de Ecologia, mas também o método científico como um todo.pt_BR
dc.format.extent82 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro paradidáticopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleUtilização de livro paradidático no ensino de ecologia no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteslattes.cnpq.br/3840497093662412pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0935523502682736pt_BR
dc.description.abstractxIt's understood that, for the formation of students as critical citizens, it's very important for them to develop the ability to read and understand texts through the lens of science. For that, it's necessary for the teacher to utilize materials and resources of various types, exposing the students to different languages. The objective of this work is to produce a paradidactic book that helps in the teaching-learning process of ecology in high school. Methodology-wise, the development of the script for the book followed the classic narrative of the "Hero's Journey", proposed by Joseph Campbell. The paradidactic book received the title "Sofia na Floresta da Sabedoria" (Sofia In The Forest Of Wisdom) and aimed to connect with the student through fantastic themes, present in children's literature. As a teaching proposal, it was also suggested an Investigative Didactic Sequence that was divided in pedagogical moments, reinforcing the importance of the student's participation. The didactic sequence utilized the paradidactic book presented here, relating the concepts presented with works developed by the students, always aiming for the formation of students able not only to understand the concepts of ecology presented in the book, but also the scientific method as a whole.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
França, Heitor Ayres Belo.docx.pdf5,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons