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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48822

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Título: Educação do campo e ensino de ciências: uma revisão bibliográfica sobre as pesquisas científicas, desafios e novas perspectivas docentes
Autor(es): SILVA, Hamayane Marília da
Palavras-chave: Ensino de ciências; Educação do campo; Ensino fundamental e médio.
Data do documento: 26-Mai-2022
Abstract: Abordar temas científicos junto a outras áreas do conhecimento possibilita aos alunos a compreensão de uma ciência presente em seu cotidiano. Assim, provindo de minhas vivências como aluna de ensino fundamental de uma escola do campo, o presente estudo tem por objetivo geral: Realizar um levantamento bibliográfico, nos principais eventos nacionais na área do ensino de ciências e biologia, sobre os desafios e novas perspectivas docentes acerca da educação do campo e suas repercussões no ensino de ciências. E específicos: Discutir sobre o ensino de ciências na educação do campo; Apresentar o ensino de ciências na educação do campo e sua inserção nos meios educacionais nos últimos anos. O intuito do presente estudo é quantificar e classificar a produção científica registrada em anais de três eventos científicos nacionais, sendo eles: CONEDU, ENEBIO e CONAPESC nos anos de 2017 até 2021 (últimos 5 anos). Para isso, utilizou-se como fonte de dados os anais com os artigos completos disponibilizados nos sites dos eventos. Em seguida procedeu-se a uma busca nos documentos utilizando como descritores: educação do campo, educação básica do campo e ensino de ciências, nos campos de palavras-chave, resumo e títulos das produções. Ao fim, no comparativo entre o CONEDU, ENEBIO E CONAPESC, mesmo atingindo quase todos o mesmo percentual, é válido destacar que o CONEDU, sendo de nível nacional, direcionado a licenciaturas e com várias edições, obteve um número menor de trabalhos publicados que o ENEBIO. Por fim, torna-se cada vez mais intensa a discussão sobre a democratização da escola do campo, a exploração de seus saberes, a observação do seu contexto, e as atitudes de valores que são reconhecidos como diferentes, mesmo que ainda tais saberes sejam inerentes aos saberes teóricos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48822
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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