Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48822

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorSILVA, Hamayane Marília da-
dc.date.accessioned2023-01-30T13:37:22Z-
dc.date.available2023-01-30T13:37:22Z-
dc.date.issued2022-05-26-
dc.date.submitted2023-01-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48822-
dc.description.abstractAbordar temas científicos junto a outras áreas do conhecimento possibilita aos alunos a compreensão de uma ciência presente em seu cotidiano. Assim, provindo de minhas vivências como aluna de ensino fundamental de uma escola do campo, o presente estudo tem por objetivo geral: Realizar um levantamento bibliográfico, nos principais eventos nacionais na área do ensino de ciências e biologia, sobre os desafios e novas perspectivas docentes acerca da educação do campo e suas repercussões no ensino de ciências. E específicos: Discutir sobre o ensino de ciências na educação do campo; Apresentar o ensino de ciências na educação do campo e sua inserção nos meios educacionais nos últimos anos. O intuito do presente estudo é quantificar e classificar a produção científica registrada em anais de três eventos científicos nacionais, sendo eles: CONEDU, ENEBIO e CONAPESC nos anos de 2017 até 2021 (últimos 5 anos). Para isso, utilizou-se como fonte de dados os anais com os artigos completos disponibilizados nos sites dos eventos. Em seguida procedeu-se a uma busca nos documentos utilizando como descritores: educação do campo, educação básica do campo e ensino de ciências, nos campos de palavras-chave, resumo e títulos das produções. Ao fim, no comparativo entre o CONEDU, ENEBIO E CONAPESC, mesmo atingindo quase todos o mesmo percentual, é válido destacar que o CONEDU, sendo de nível nacional, direcionado a licenciaturas e com várias edições, obteve um número menor de trabalhos publicados que o ENEBIO. Por fim, torna-se cada vez mais intensa a discussão sobre a democratização da escola do campo, a exploração de seus saberes, a observação do seu contexto, e as atitudes de valores que são reconhecidos como diferentes, mesmo que ainda tais saberes sejam inerentes aos saberes teóricos.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental e médio.pt_BR
dc.titleEducação do campo e ensino de ciências: uma revisão bibliográfica sobre as pesquisas científicas, desafios e novas perspectivas docentespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Suellen Tarcyla da Silva L-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8852780732707705pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxApproaching scientific topics together with other areas of knowledge allows students to understand a science present in their daily lives. Thus, coming from my experiences as an elementary school student in a rural school, the present study has the general objective: To carry out a bibliographic survey, in the main national events in the area of science and biology teaching, on the challenges and new teaching perspectives about rural education and its repercussions on science teaching. And specific: Discuss the teaching of science in rural education; To present science teaching in rural education and its insertion in educational environments in recent years. The purpose of the present study is to quantify and classify the scientific production recorded in the annals of three national scientific events, namely: CONEDU, ENEBIO and CONAPESC in the years 2017 to 2021 (last 5 years). For this, the annals with the full articles available on the event websites were used as a data source. Then, a search was carried out in the documents using as descriptors: field education, basic field education and science teaching, in the fields of keywords, abstract and titles of the productions. Finally, in the comparison between CONEDU, ENEBIO and CONAPESC, even reaching almost all the same percentage, it is worth noting that CONEDU, being of national level, directed to degrees and with several editions, obtained a smaller number of published works than the ENEBIO Finally, the discussion about the democratization of the rural school, the exploration of its knowledge, the observation of its context, and the attitudes of values that are recognized as different, even if such knowledge is still inherent to theoretical knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2453508009374921pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silva, Hamayane Marília da (PDF).pdf330,03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons