Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48822
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | SILVA, Hamayane Marília da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T13:37:22Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T13:37:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48822 | - |
dc.description.abstract | Abordar temas científicos junto a outras áreas do conhecimento possibilita aos alunos a compreensão de uma ciência presente em seu cotidiano. Assim, provindo de minhas vivências como aluna de ensino fundamental de uma escola do campo, o presente estudo tem por objetivo geral: Realizar um levantamento bibliográfico, nos principais eventos nacionais na área do ensino de ciências e biologia, sobre os desafios e novas perspectivas docentes acerca da educação do campo e suas repercussões no ensino de ciências. E específicos: Discutir sobre o ensino de ciências na educação do campo; Apresentar o ensino de ciências na educação do campo e sua inserção nos meios educacionais nos últimos anos. O intuito do presente estudo é quantificar e classificar a produção científica registrada em anais de três eventos científicos nacionais, sendo eles: CONEDU, ENEBIO e CONAPESC nos anos de 2017 até 2021 (últimos 5 anos). Para isso, utilizou-se como fonte de dados os anais com os artigos completos disponibilizados nos sites dos eventos. Em seguida procedeu-se a uma busca nos documentos utilizando como descritores: educação do campo, educação básica do campo e ensino de ciências, nos campos de palavras-chave, resumo e títulos das produções. Ao fim, no comparativo entre o CONEDU, ENEBIO E CONAPESC, mesmo atingindo quase todos o mesmo percentual, é válido destacar que o CONEDU, sendo de nível nacional, direcionado a licenciaturas e com várias edições, obteve um número menor de trabalhos publicados que o ENEBIO. Por fim, torna-se cada vez mais intensa a discussão sobre a democratização da escola do campo, a exploração de seus saberes, a observação do seu contexto, e as atitudes de valores que são reconhecidos como diferentes, mesmo que ainda tais saberes sejam inerentes aos saberes teóricos. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental e médio. | pt_BR |
dc.title | Educação do campo e ensino de ciências: uma revisão bibliográfica sobre as pesquisas científicas, desafios e novas perspectivas docentes | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA, Suellen Tarcyla da Silva L | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8852780732707705 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Approaching scientific topics together with other areas of knowledge allows students to understand a science present in their daily lives. Thus, coming from my experiences as an elementary school student in a rural school, the present study has the general objective: To carry out a bibliographic survey, in the main national events in the area of science and biology teaching, on the challenges and new teaching perspectives about rural education and its repercussions on science teaching. And specific: Discuss the teaching of science in rural education; To present science teaching in rural education and its insertion in educational environments in recent years. The purpose of the present study is to quantify and classify the scientific production recorded in the annals of three national scientific events, namely: CONEDU, ENEBIO and CONAPESC in the years 2017 to 2021 (last 5 years). For this, the annals with the full articles available on the event websites were used as a data source. Then, a search was carried out in the documents using as descriptors: field education, basic field education and science teaching, in the fields of keywords, abstract and titles of the productions. Finally, in the comparison between CONEDU, ENEBIO and CONAPESC, even reaching almost all the same percentage, it is worth noting that CONEDU, being of national level, directed to degrees and with several editions, obtained a smaller number of published works than the ENEBIO Finally, the discussion about the democratization of the rural school, the exploration of its knowledge, the observation of its context, and the attitudes of values that are recognized as different, even if such knowledge is still inherent to theoretical knowledge. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2453508009374921 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Hamayane Marília da (PDF).pdf | 330,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons