Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48821

Comparte esta pagina

Título : Os bichos do meu quintal: estudando e conhecendo os artrópodes
Autor : BARBOSA, Filipe de Melo
Palabras clave : Zoologia; Artrópodes; Ensino de ciências; Materiais de ensino
Fecha de publicación : 12-may-2022
Resumen : Os artrópodes representam um grupo de elevada riqueza, com muitas interações ecológicas e importâncias para o homem. Muitas de suas espécies interagem diretamente com os humanos e fazem parte do cotidiano dos alunos. Além disso, o tema Arthropoda tem sido abordado frequentemente em exames a exemplo do ENEM. Entretanto, o estudo do grupo na rede básica de ensino geralmente é pouco contextualizado e raramente investigativo, abordado de forma tradicional a partir de aulas expositivas. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo a construção de um manual de atividades práticas para facilitar o ensino dos artrópodes de forma contextualizada, investigativa e que contemple a divulgação científica. A partir de consultas bibliográficas, foram analisados trabalhos em que retratavam as principais dificuldades relacionadas ao ensino dos artrópodes nos livros didáticos do ensino médio, abordagem pelos professores e do ponto de vista dos alunos. Para a construção do manual foram utilizados sites e aplicativos de fácil manuseio e textos complementares com base na divulgação científica direcionada ao conteúdo de Artrópodes. O resultado se apresenta como um manual de aulas práticas abordando os conteúdos referente ao convívio dos alunos para promover o conteúdo científico através de aulas dinâmicas que envolvem os alunos e permite a divulgação científica de forma contextualizada, sendo de fácil planejamento e aplicação seguindo os parâmetros curriculares de Pernambuco. O manual contempla aulas que buscam compreender assuntos como o crescimento dos Artrópodes, caracterização e classificação, morfologia, esquematização das classes por meio de mapa mental e os impactos causados pelo uso de agrotóxicos, incluindo essas temáticas no cotidiano do aluno. Dessa forma, o manual de aulas práticas como recurso pedagógico mostra que é possível incluir atividades e conhecimentos com a rotina dos alunos durante o ensino dos Artrópodes na educação básico.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48821
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Barbosa, Filipe de Melo.pdf22,83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons