Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48821

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.contributor.authorBARBOSA, Filipe de Melo-
dc.date.accessioned2023-01-30T12:27:10Z-
dc.date.available2023-01-30T12:27:10Z-
dc.date.issued2022-05-12-
dc.date.submitted2023-01-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48821-
dc.description.abstractOs artrópodes representam um grupo de elevada riqueza, com muitas interações ecológicas e importâncias para o homem. Muitas de suas espécies interagem diretamente com os humanos e fazem parte do cotidiano dos alunos. Além disso, o tema Arthropoda tem sido abordado frequentemente em exames a exemplo do ENEM. Entretanto, o estudo do grupo na rede básica de ensino geralmente é pouco contextualizado e raramente investigativo, abordado de forma tradicional a partir de aulas expositivas. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo a construção de um manual de atividades práticas para facilitar o ensino dos artrópodes de forma contextualizada, investigativa e que contemple a divulgação científica. A partir de consultas bibliográficas, foram analisados trabalhos em que retratavam as principais dificuldades relacionadas ao ensino dos artrópodes nos livros didáticos do ensino médio, abordagem pelos professores e do ponto de vista dos alunos. Para a construção do manual foram utilizados sites e aplicativos de fácil manuseio e textos complementares com base na divulgação científica direcionada ao conteúdo de Artrópodes. O resultado se apresenta como um manual de aulas práticas abordando os conteúdos referente ao convívio dos alunos para promover o conteúdo científico através de aulas dinâmicas que envolvem os alunos e permite a divulgação científica de forma contextualizada, sendo de fácil planejamento e aplicação seguindo os parâmetros curriculares de Pernambuco. O manual contempla aulas que buscam compreender assuntos como o crescimento dos Artrópodes, caracterização e classificação, morfologia, esquematização das classes por meio de mapa mental e os impactos causados pelo uso de agrotóxicos, incluindo essas temáticas no cotidiano do aluno. Dessa forma, o manual de aulas práticas como recurso pedagógico mostra que é possível incluir atividades e conhecimentos com a rotina dos alunos durante o ensino dos Artrópodes na educação básico.pt_BR
dc.format.extent61 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.subjectArtrópodespt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.titleOs bichos do meu quintal: estudando e conhecendo os artrópodespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9936936272719519pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
dc.description.abstractxArthropods represent a group of high wealth, with many ecological interactions and importance to man. Many of their species interact directly with humans and are part of students' daily lives. In addition, the theme Arthropoda has been frequently addressed in tests such as ENEM. However, the study of the group in the basic school system is generally little contextualized and rarely investigative, approached in a traditional way from exhibition classes. Based on this assumption, the present work aimed to construct a manual of practical activities to facilitate the teaching of arthropods in a contextualized, investigative and that contemplates scientific dissemination. From bibliographic consultations, we analyzed papers that portrayed the main difficulties related to the teaching of arthropods in high school textbooks, approach by teachers and from the students' point of view. For the construction of the manual, websites and applications were used for easy handling and complementary texts based on scientific dissemination directed to the content of Arthropods. The result is presented as a manual of practical classes addressing the contents related to the conviviality of students to promote scientific content through dynamic classes that involve students and allows scientific dissemination in a contextualized way, being easy planning and application following the curricular parameters of Pernambuco. The manual includes classes that seek to understand subjects such as arthropod growth, characterization and classification, morphology, class schematization through a mental map and the impacts caused by the use of pesticides, including these themes with the student's daily life. Thus, the manual of practical classes as a pedagogical resource show that it is possible to include activities and knowledge with the routine of students during the teaching of Arthropods in basic education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barbosa, Filipe de Melo.pdf22,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons