Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48819

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGOMES, Ana Lisa do Vale-
dc.contributor.authorCONCEIÇÃO, Ewerton Henrique da-
dc.date.accessioned2023-01-30T12:21:03Z-
dc.date.available2023-01-30T12:21:03Z-
dc.date.issued2022-05-02-
dc.date.submitted2023-01-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48819-
dc.description.abstractEm março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o mundo enfrentava a pandemia da doença respiratória aguda grave, causada pelo vírus SARS-CoV-2, a COVID-19. A partir deste momento, os países foram orientados a tomar medidas urgentes para conter a propagação viral, sendo o distanciamento social uma delas. Diante disso, o ensino presencial foi suspenso temporariamente nas escolas do Brasil e do mundo. Considerando essa realidade, o ensino remoto foi aplicado em escolas públicas e privadas do país, a fim de dar continuidade aos estudos escolares. Com toda essa adaptação do ensino e com os impactos que a COVID-19 trouxe para os cidadãos, é compreensivo imaginar que nas aulas de Virologia do Ensino Fundamental, a COVID-19, seja um assunto recorrente, já que esse conteúdo geralmente é retratado apenas sobre a ótica de processos infecciosos. Ao falar sobre vírus, discute-se sobre sintomas, medidas de profilaxia, tratamentos e transmissão. Este trabalho tem por objetivo criar uma cartilha com atualizações referentes aos assuntos que envolvem a temática de Virologia e a pandemia de COVID-19, para professores do ensino fundamental. A cartilha poderá proporcionar aos professores maior praticidade na busca de informações sobre a COVID-19, otimizando o tempo para elaboração das aulas e ofertando informações confiáveis.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.format.extent44 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVirologiapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleProposta de uma cartilha sobre virologia para professores do ensino fundamental ou da educação básica com ênfase na COVID-19pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBARBOSA, Danielly Alves Mendes-
dc.contributor.authorLattes//lattes.cnpq.br/4706123131142502pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7920428308726424pt_BR
dc.description.abstractxIn March 2020, the World Health Organization (WHO) declared that the world was facing a pandemic of severe acute respiratory disease caused by the SARS-CoV-2 virus, COVID-19. From that moment on, the countries were instructed to take urgent measures to contain the viral spread, with social distancing being one of those measures. With the implementation of social distancing actions, face-to-face teaching was suspended in schools in Brazil and around the world. Them, remote teaching was applied in public and private schools in the country, in order to prevent the missing ofthe school year. With all this adaptation of teaching and with the personal impacts that COVID-19 brought to each family, it is reasonableto imagine that in Virology classes in Elementary School, COVID-19 is a recurrent subject, since the content of Virology in elementary school it is usually portrayed in the light of infections. When talking about viruses, also talk about symptoms, prophylaxis measures, treatments and transmission. Therefore, this work aims to create an hornbook with updates on issues involving the topic of Virology and the COVID-19 pandemic, for elementary school teachers. The hornbook will help these professionals in their search for information about COVID- 19, improving the time for preparing classes and offering reliable information.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1414367446461281pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Conceição, Ewerton Henrique da.pdf597,51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons