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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48816

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Título: Evasão das aulas de educação física escolar por alunos do ensino médio em tempos de isolamento social
Autor(es): SANTOS, Graziele Severina dos
Palavras-chave: Evasão; Ensino Médio; Aluno; COVID-19; Educação Física; Isolamento Social
Data do documento: 19-Out-2022
Citação: SANTOS, Graziele Severina dos. Evasão das aulas de educação física escolar por alunos do ensino médio em tempos de isolamento social. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura e tem como objetivo analisar como o isolamento social causado pela COVID-19 contribuiu para a evasão das aulas de Educação Física no ensino médio, visto que é uma temática de extrema relevância para o meio educacional. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa, visa identificar os fatores que levaram os alunos do ensino médio a se evadirem das aulas durante o ensino remoto e a partir da literatura encontrada formular ideias e buscar evidências em relação ao tema proposto. Sobre os dados levantados, podemos dizer que o índice de evasão durante o período de isolamento social foi bem maior em comparação ao período anterior a pandemia quando analisada a realidade das aulas de Educação Física para o ensino médio. As motivações atreladas a falta de equipamentos e acessibilidade a internet foi um desafio para os professores ao ministrar suas aulas e para os alunos que não tinham recursos disponíveis para acompanharem as mesmas. Entende-se que tal dificuldade precisa ser repensada pela gestão escolar juntamente com os professores para buscar maneiras de intervir no combate à evasão na disciplina da Educação Física e que com o isolamento social os déficits de ensino ficaram mais evidentes, sendo um problema visivelmente das políticas públicas que precisa ser solucionado, sendo necessário que o sistema de ensino realize um acompanhamento com as escolas para controlar os elevados índices, visando combater essa deficiência na realidade educacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48816
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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