Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48816
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Alexsandro Barbosa da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Graziele Severina dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T11:59:54Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T11:59:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Graziele Severina dos. Evasão das aulas de educação física escolar por alunos do ensino médio em tempos de isolamento social. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48816 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura e tem como objetivo analisar como o isolamento social causado pela COVID-19 contribuiu para a evasão das aulas de Educação Física no ensino médio, visto que é uma temática de extrema relevância para o meio educacional. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa, visa identificar os fatores que levaram os alunos do ensino médio a se evadirem das aulas durante o ensino remoto e a partir da literatura encontrada formular ideias e buscar evidências em relação ao tema proposto. Sobre os dados levantados, podemos dizer que o índice de evasão durante o período de isolamento social foi bem maior em comparação ao período anterior a pandemia quando analisada a realidade das aulas de Educação Física para o ensino médio. As motivações atreladas a falta de equipamentos e acessibilidade a internet foi um desafio para os professores ao ministrar suas aulas e para os alunos que não tinham recursos disponíveis para acompanharem as mesmas. Entende-se que tal dificuldade precisa ser repensada pela gestão escolar juntamente com os professores para buscar maneiras de intervir no combate à evasão na disciplina da Educação Física e que com o isolamento social os déficits de ensino ficaram mais evidentes, sendo um problema visivelmente das políticas públicas que precisa ser solucionado, sendo necessário que o sistema de ensino realize um acompanhamento com as escolas para controlar os elevados índices, visando combater essa deficiência na realidade educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 37p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Isolamento Social | pt_BR |
dc.title | Evasão das aulas de educação física escolar por alunos do ensino médio em tempos de isolamento social | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4274460905856361 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8241909844325724 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study is a literature review and aims to analyze how the social isolation caused by COVID-19 contributed to the evasion of Physical Education classes in high school, since it is a topic of extreme relevance to the educational environment. . Characterized as a qualitative research, it aims to identify the factors that led high school students to drop out of classes during remote teaching and from the literature found to formulate ideas and seek evidence in relation to the proposed theme. About the data collected, we can say that the dropout rate during the period of social isolation was much higher compared to the period before the pandemic when analyzing the reality of Physical Education classes for high school. The motivations linked to the lack of equipment and internet accessibility was a challenge for teachers when teaching their classes and for students who did not have available resources to follow them. It is understood that this difficulty needs to be rethought by school management together with teachers to seek ways to intervene in the fight against evasion in the discipline of Physical Education and that with social isolation the teaching deficits became more evident, being a problem visibly of the policies problems that need to be solved, and it is necessary that the education system carry out a follow-up with schools to control the high rates, aiming to combat this deficiency in the educational reality. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GRAZIELE SEVERINA DOS SANTOS.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons