Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48816

Comparte esta pagina

Título : Evasão das aulas de educação física escolar por alunos do ensino médio em tempos de isolamento social
Autor : SANTOS, Graziele Severina dos
Palabras clave : Evasão; Ensino Médio; Aluno; COVID-19; Educação Física; Isolamento Social
Fecha de publicación : 19-oct-2022
Citación : SANTOS, Graziele Severina dos. Evasão das aulas de educação física escolar por alunos do ensino médio em tempos de isolamento social. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura e tem como objetivo analisar como o isolamento social causado pela COVID-19 contribuiu para a evasão das aulas de Educação Física no ensino médio, visto que é uma temática de extrema relevância para o meio educacional. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa, visa identificar os fatores que levaram os alunos do ensino médio a se evadirem das aulas durante o ensino remoto e a partir da literatura encontrada formular ideias e buscar evidências em relação ao tema proposto. Sobre os dados levantados, podemos dizer que o índice de evasão durante o período de isolamento social foi bem maior em comparação ao período anterior a pandemia quando analisada a realidade das aulas de Educação Física para o ensino médio. As motivações atreladas a falta de equipamentos e acessibilidade a internet foi um desafio para os professores ao ministrar suas aulas e para os alunos que não tinham recursos disponíveis para acompanharem as mesmas. Entende-se que tal dificuldade precisa ser repensada pela gestão escolar juntamente com os professores para buscar maneiras de intervir no combate à evasão na disciplina da Educação Física e que com o isolamento social os déficits de ensino ficaram mais evidentes, sendo um problema visivelmente das políticas públicas que precisa ser solucionado, sendo necessário que o sistema de ensino realize um acompanhamento com as escolas para controlar os elevados índices, visando combater essa deficiência na realidade educacional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48816
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GRAZIELE SEVERINA DOS SANTOS.pdf1,6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons