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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48718
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Título: | O português brasileiro à luz da tipologia linguística : Uma proposta para o ensino |
Autor(es): | SOUZA, Vinícius Albuquerque de |
Palavras-chave: | Tipologia; Português; Contato linguístico; Gramática; Ensino |
Data do documento: | 27-Out-2022 |
Citação: | SOUZA, Vinícius Albuquerque de. O português brasileiro à luz da tipologia linguística : uma proposta para o ensino. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | No presente trabalho, nos propomos a discutir aspectos tipológicos do português brasileiro assumindo a proposta de que parte de suas características morfossintáticas resultam de contato linguístico com as línguas africanas trazidas pelos povos escravizados (AVELAR, 2019). Dessa forma, após tratar da tipologia do português brasileiro, nos dispomos a problematizar o ensino de gramática que tem sido aplicado no Brasil e pensar em formas de aplicar as noções tipológicas aqui dissertadas em sala de aula, mediante abordagens científicas e metodologias ativas que estimulem o raciocínio metalinguístico do aluno utilizando seu próprio conhecimento linguístico intrínseco e inconsciente (PIRES DE OLIVEIRA; QUAREZEMIN, 2016; PILATI, 2017). Para isso, partimos da análise da sequência didática elaborada no âmbito do projeto de extensão “Para conhecer e valorizar as línguas indígenas brasileiras”, o qual é uma parceria entre o Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco e a Rede de Bibliotecas pela Paz do Centro Comunitário da Paz (COMPAZ) e tem como propósito a elaboração de oficinas sobre o tema da diversidade linguística no Brasil à luz da Tipologia Linguística (TL). Para a construção dos pressupostos teóricos deste estudo, selecionamos trabalhos que dialogassem com os temas que buscamos investigar, sendo estes manuais sobre TL e fundamentos da Teoria Gerativa, bem como artigos científicos sobre fenômenos tipologicamente espúrios do português brasileiro. Assim, nos ancoramos, principalmente, na literatura produzida por Bossaglia (2019), Mioto et al. (2007), Greenberg (1963), Roberts & Holmberg (2010), Baker (2010), Avelar (2009c; 2015; 2019) e Kato & Duarte (2014). No tocante à seção que tratamos de ensino de língua, nos fundamentamos nos preceitos de Soares (2012), Pilati (2017) e Pires de Oliveira & Quarezemin (2016). Como resultado, verificamos que a adoção de teorias que versam o ensino de língua materna para além da gramática normativa podem guiar o aluno a desenvolver uma intuição crítica e metalinguística sobre sua própria língua dentro de um contexto de variação, mudança e contato, fazendo-o refletir, igualmente, sobre o processo de desenvolvimento das línguas naturais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48718 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
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