Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48718

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Maria Luísa de Andrade-
dc.contributor.authorSOUZA, Vinícius Albuquerque de-
dc.date.accessioned2023-01-23T15:09:41Z-
dc.date.available2023-01-23T15:09:41Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.date.submitted2023-01-21-
dc.identifier.citationSOUZA, Vinícius Albuquerque de. O português brasileiro à luz da tipologia linguística : uma proposta para o ensino. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48718-
dc.description.abstractNo presente trabalho, nos propomos a discutir aspectos tipológicos do português brasileiro assumindo a proposta de que parte de suas características morfossintáticas resultam de contato linguístico com as línguas africanas trazidas pelos povos escravizados (AVELAR, 2019). Dessa forma, após tratar da tipologia do português brasileiro, nos dispomos a problematizar o ensino de gramática que tem sido aplicado no Brasil e pensar em formas de aplicar as noções tipológicas aqui dissertadas em sala de aula, mediante abordagens científicas e metodologias ativas que estimulem o raciocínio metalinguístico do aluno utilizando seu próprio conhecimento linguístico intrínseco e inconsciente (PIRES DE OLIVEIRA; QUAREZEMIN, 2016; PILATI, 2017). Para isso, partimos da análise da sequência didática elaborada no âmbito do projeto de extensão “Para conhecer e valorizar as línguas indígenas brasileiras”, o qual é uma parceria entre o Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco e a Rede de Bibliotecas pela Paz do Centro Comunitário da Paz (COMPAZ) e tem como propósito a elaboração de oficinas sobre o tema da diversidade linguística no Brasil à luz da Tipologia Linguística (TL). Para a construção dos pressupostos teóricos deste estudo, selecionamos trabalhos que dialogassem com os temas que buscamos investigar, sendo estes manuais sobre TL e fundamentos da Teoria Gerativa, bem como artigos científicos sobre fenômenos tipologicamente espúrios do português brasileiro. Assim, nos ancoramos, principalmente, na literatura produzida por Bossaglia (2019), Mioto et al. (2007), Greenberg (1963), Roberts & Holmberg (2010), Baker (2010), Avelar (2009c; 2015; 2019) e Kato & Duarte (2014). No tocante à seção que tratamos de ensino de língua, nos fundamentamos nos preceitos de Soares (2012), Pilati (2017) e Pires de Oliveira & Quarezemin (2016). Como resultado, verificamos que a adoção de teorias que versam o ensino de língua materna para além da gramática normativa podem guiar o aluno a desenvolver uma intuição crítica e metalinguística sobre sua própria língua dentro de um contexto de variação, mudança e contato, fazendo-o refletir, igualmente, sobre o processo de desenvolvimento das línguas naturais.pt_BR
dc.format.extent70f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTipologiapt_BR
dc.subjectPortuguêspt_BR
dc.subjectContato linguísticopt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO português brasileiro à luz da tipologia linguística : Uma proposta para o ensinopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7031614313225600pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8288879475077761pt_BR
dc.description.abstractxIn the present work, we propose to discuss typological aspects of Brazilian Portuguese assuming the proposal that part of its morphosyntactic characteristics result from linguistic contact with African languages brought by enslaved peoples (AVELAR, 2019). In this way, after dealing with the typology of Brazilian Portuguese, we are willing to question the grammar teaching that has been applied in Brazil and to think of ways to apply the typological notions discussed here in the classroom, through scientific approaches and active methodologies that stimulate the student’s metalinguistic reasoning using their own intrinsic and unconscious linguistic knowledge (PIRES DE OLIVEIRA; QUAREZEMIN, 2016; PILATI, 2017). For this, we start from the analysis of the didactic sequence elaborated in the scope of the extension project “Para conhecer e valorizar as línguas indígenas brasileiras”, which is a partnership between the Departamento de Letras of Universidade Federal de Pernambuco and the Rede de Bibliotecas pela Paz do Centro Comunitário da Paz (COMPAZ) and its purpose is to prepare workshops on the topic of linguistic diversity in Brazil in the light of Linguistic Typology (TL). For the construction of the theoretical assumptions of this study, we selected works that dialogue with the themes that we seek to investigate, being these manuals on TL and foundations of the Generative Theory, as well as scientific articles on typologically spurious phenomena of Brazilian Portuguese. Thus, we mainly rely on the literature produced by Bossaglia (2019), Mioto et al. (2007), Greenberg (1963), Roberts & Holmberg (2010), Baker (2010), Avelar (2009c; 2015; 2019) and Kato & Duarte (2014). Regarding the section dealing with language teaching, we are based on the precepts of Soares (2012), Pilati (2017) and Pires de Oliveira & Quarezemin (2016). As a result, we verified that the adoption of theories that deal with the teaching of the mother tongue beyond normative grammar can guide the student to develop a critical and metalinguistic intuition about their own language within a context of variation, change and contact, making it reflect, equally, on the process of development of natural languages.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüísticapt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Vinícius Albuquerque de Souza.pdf700,61 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons