Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48708

Compartilhe esta página

Título: Sequência didática investigativa para o ensino de evolução biológica com produção de podcasts : uma abordagem a partir de obras cinematográficas
Autor(es): CUNHA, Igor Vinícius Pereira
Palavras-chave: Ensino de ciências; Biologia - estudo e ensino; Sequência didática; Evolução
Data do documento: 28-Jun-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CUNHA, Igor Vinícius Pereira. Sequência didática investigativa para o ensino de evolução biológica com produção de podcasts: uma abordagem a partir de obras cinematográficas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: Este trabalho objetivou avaliar a aplicação de uma Sequência Didática no ensino médio, mediante a produção de podcasts, com abordagem de conteúdos de Evolução presentes em obras cinematográficas. Os filmes que abordam temáticas científicas, podem oportunizam a inserção do expectador no mundo fictício, servindo como realidade simulada, como no caso da abordagem de conteúdos evolutivos, que são de extrema importância para a compreensão dos fenômenos biológicos. Considerando ainda que a cultura pop e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) estão fortemente inseridas no cotidiano dos estudantes, foi proposto um estudo que culminasse na produção de podcasts sobre os referidos filmes, e como esses elementos podem contribuir para a aprendizagem. A pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa e quantitativa, de campo e do tipo descritiva, cuja coleta de dados ocorreu através de questionários (pré e pós-teste), análise dos filmes e a produção do podcasts. Já a análise dos dados contou com a análise Hermenêutica-Dialética de Minayo e metodologia de avaliação de podcats, baseada em Austria (2007). A aplicação da proposta contou com a participação de um total de 18 estudantes, que analisaram 4 filmes e produziram 2 programas no formato de podcast sobre os conteúdos desses filmes. Observou-se, nos resultados, que as produções cinematográficas ocupam lugar de destaque na cultura dos estudantes, e despertam grande interesse para a aprendizagem de conteúdos científicos, além de terem funcionado como um bom material de investigação não-experimental, com o auxílio de perguntas problematizadoras. Também ficaram evidentes os desvios conceituais apresentados nas concepções prévias dos estudantes, tendendo para uma visão mais voltada para o lamarckismo. Ao final percebeu-se que, durante a sequência, foi possibilitada a aprendizagem a respeito de conceitos evolutivos importantes, como com destaque para a seleção natural, e os conceitos de espécie e população, mostrando a contribuição do uso dos filmes e de uma abordagem investigativa no ensino da evolução biológica, além de perceber a importância da produção dos podcasts por parte dos estudantes na sistematização dos conhecimentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48708
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Igor Vinícius Pereira Cunha.pdf5,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons