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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48678

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Título: O Currículo no contexto da educação bilíngue para surdos : análise do projeto político pedagógico de uma escola municípal do Recife.
Autor(es): GOMES, Maria Luiza
Palavras-chave: Currículo; Projeto Político Pedagógico; Educação Bilíngue; Surdos
Data do documento: 26-Out-2022
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar a proposta curricular de uma escola que trabalha com educação bilíngue para surdos em Recife, considerando o Projeto Político Pedagógico e a prática escolar no Ensino Fundamental anos iniciais. A pesquisa teve cunho qualitativo e ocorreu em dois momentos: no primeiro, realizamos uma análise documental da PPP de uma escola da rede municipal do Recife que possui salas regulares bilíngues para surdo. No segundo momento, realizamos uma entrevista semiestruturada com uma professora de uma dessas salas. Como suporte teórico, mencionamos as abordagens educacionais, trajetória histórica para educação das pessoas surdas, educação bilíngue para surdos e currículo. Os dados revelam que, apesar de existirem lacunas no Projeto Político Pedagógico analisado, a instituição municipal propõe aos estudantes surdos e ouvintes o ensino da libras, reforçando a identidade e pertencimento à cultura surda. Contudo os discursos presentes nos documentos necessitam trazer ações mais explícitas. Por fim, a proposta do PPP apresenta flexibilização dos conteúdos à medida que respeita o Surdo como sujeito que tem sua própria cultura e identidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48678
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