Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48678

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUSA, Wilma-
dc.contributor.authorGOMES, Maria Luiza-
dc.date.accessioned2023-01-18T19:22:09Z-
dc.date.available2023-01-18T19:22:09Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.date.submitted2023-01-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48678-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a proposta curricular de uma escola que trabalha com educação bilíngue para surdos em Recife, considerando o Projeto Político Pedagógico e a prática escolar no Ensino Fundamental anos iniciais. A pesquisa teve cunho qualitativo e ocorreu em dois momentos: no primeiro, realizamos uma análise documental da PPP de uma escola da rede municipal do Recife que possui salas regulares bilíngues para surdo. No segundo momento, realizamos uma entrevista semiestruturada com uma professora de uma dessas salas. Como suporte teórico, mencionamos as abordagens educacionais, trajetória histórica para educação das pessoas surdas, educação bilíngue para surdos e currículo. Os dados revelam que, apesar de existirem lacunas no Projeto Político Pedagógico analisado, a instituição municipal propõe aos estudantes surdos e ouvintes o ensino da libras, reforçando a identidade e pertencimento à cultura surda. Contudo os discursos presentes nos documentos necessitam trazer ações mais explícitas. Por fim, a proposta do PPP apresenta flexibilização dos conteúdos à medida que respeita o Surdo como sujeito que tem sua própria cultura e identidade.pt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação Bilínguept_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.titleO Currículo no contexto da educação bilíngue para surdos : análise do projeto político pedagógico de uma escola municípal do Recife.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3612610440692880pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to analyze the curricular proposal of a school that works with bilingual education for the deaf in Recife, considering the Pedagogical Political Project and the school practice in Elementary School in the initial years. The research was qualitative and took place in two moments: in the first, we carried out a document analysis of the PPP of a school in the municipal network of Recife that has regular bilingual classrooms for the deaf. In the second moment, we conducted a semi-structured interview with a teacher from one of these classrooms. As theoretical support, we mention the educational approaches, historical trajectory for the education of deaf people, bilingual education for the deaf and curriculum. The data show that, although there are gaps in the Pedagogical Political Project analyzed, a municipal institution proposes the teaching of Libras to deaf and hearing students, reinforcing the identity and belonging to the deaf culture. However, the speeches present in the contained documents bring more explicit actions. Finally, the PPP proposal presents flexibility of contents as it respects the Deaf as a subject who has his own culture and identity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas: Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO EDUCACIONALpt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC MARIA LUIZA DE SANTANA GOMES.docx.pdf188,49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons