Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48677

Share on

Title: A multimodalidade nos textos narrativos no livro didático Tecendo Linguagens, de Língua Portuguesa do 7º ano do Ensino Fundamental
Authors: MORAES, Angélica do Carmo de
Keywords: Multimodalidade; Gênero Narrativo; Livro Didático
Issue Date: 3-Nov-2022
Citation: MORAES, Angélica do Carmo de. A multimodalidade nos textos narrativos no livro didático Tecendo Linguagens, de Língua Portuguesa do 7º ano do Ensino Fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português a Distância) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Texto é todo enunciado capaz de construir sentido, consiste na "unidade de sentido ou unidade de interação" (MARCUSCHI, 2008, p. 21) a qual se envolve o sujeito e o outro, convergindo múltiplos modos de significação. Posto isto, este trabalho de conclusão de curso (TCC) objetiva analisar a multimodalidade nos textos narrativos presentes no livro didático de Língua Portuguesa, com foco nas relações oriundas da semiose existente nos textos, salientando o uso dos recursos utilizados por estes textos para sua construção. Para isso, o objeto de análise foi o livro didático do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, da coleção Tecendo Linguagens - Português: Linguagens das autoras: Tania Amaral Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo. Essa coleção foi aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), 2018. Ao concluir a pesquisa, observamos que o uso da multimodalidade está presente em diversos cenários no livro didático auxiliando no processo de construção do conhecimento do educando e potencializando sua associação com os recursos linguísticos. O método é embasado na análise qualitativa e documental por meio da observação da correlação entre multimodalidade e os textos selecionados no livro didático. Posto isto, é possível observar que as condições dispostas no livro didático não exploram de forma ampla a percepção de criticidade do aluno, de modo oposto, apenas permeiam a ilustração dos fatores. Assim, a proposta consolida a relevância do uso das múltiplas linguagens no ensino proposto nos livros didáticos, quanto à menção apropriada a concretizar a percepção de significação, caracterização e criticidade por parte do educando.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48677
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Angélica do Carmo de Moraes.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons