Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48677

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAES, Andréa Silva-
dc.contributor.authorMORAES, Angélica do Carmo de-
dc.date.accessioned2023-01-18T19:02:23Z-
dc.date.available2023-01-18T19:02:23Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-11-30-
dc.identifier.citationMORAES, Angélica do Carmo de. A multimodalidade nos textos narrativos no livro didático Tecendo Linguagens, de Língua Portuguesa do 7º ano do Ensino Fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português a Distância) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48677-
dc.description.abstractTexto é todo enunciado capaz de construir sentido, consiste na "unidade de sentido ou unidade de interação" (MARCUSCHI, 2008, p. 21) a qual se envolve o sujeito e o outro, convergindo múltiplos modos de significação. Posto isto, este trabalho de conclusão de curso (TCC) objetiva analisar a multimodalidade nos textos narrativos presentes no livro didático de Língua Portuguesa, com foco nas relações oriundas da semiose existente nos textos, salientando o uso dos recursos utilizados por estes textos para sua construção. Para isso, o objeto de análise foi o livro didático do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, da coleção Tecendo Linguagens - Português: Linguagens das autoras: Tania Amaral Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo. Essa coleção foi aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), 2018. Ao concluir a pesquisa, observamos que o uso da multimodalidade está presente em diversos cenários no livro didático auxiliando no processo de construção do conhecimento do educando e potencializando sua associação com os recursos linguísticos. O método é embasado na análise qualitativa e documental por meio da observação da correlação entre multimodalidade e os textos selecionados no livro didático. Posto isto, é possível observar que as condições dispostas no livro didático não exploram de forma ampla a percepção de criticidade do aluno, de modo oposto, apenas permeiam a ilustração dos fatores. Assim, a proposta consolida a relevância do uso das múltiplas linguagens no ensino proposto nos livros didáticos, quanto à menção apropriada a concretizar a percepção de significação, caracterização e criticidade por parte do educando.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectGênero Narrativopt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.titleA multimodalidade nos textos narrativos no livro didático Tecendo Linguagens, de Língua Portuguesa do 7º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3410231557148912pt_BR
dc.description.abstractxText is every statement capable of constructing meaning, it consists of the "unity of sense or unity of interaction" (MARCUSCHI, 2008, p. 21) which involves the subject and the other, converging multiple modes of meaning. Having said that, this course completion paper (TCC) aims to analyze multimodality in the narrative texts present in the Portuguese language textbook, focusing on the relationships arising from the semiosis existing in the texts, emphasizing the use of the resources used by these texts for their construction. To do so, the object of analysis was the textbook of the 7th year of Elementary School Final Years, from the collection Weaving Languages - Portuguese: Languages of the authors: Tania Amaral Oliveira and Lucy Aparecida Melo Araújo. This collection was approved by the National Textbook Program (PNLD), 2018. At the conclusion of the research, we observed that the use of multimodality is present in several scenarios in the textbook, helping in the process of building the student's knowledge and enhancing their association with the linguistic resources. The method is based on qualitative and documentary analysis by observing the correlation between multimodality and the texts selected in the textbook. Having said that, it is possible to observe that the conditions laid down in the textbook do not exploit the perception of criticality of the student, in the opposite way, only permeate the illustration of the factors. Thus, the proposal consolidates the relevance of the use of multiple languages in the teaching proposed in the textbooks, as to the appropriate mention to realize the perception of significance, characterization and criticality on the part of the educator.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português a Distânciapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Angélica do Carmo de Moraes.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons