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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48662
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Title: | Diretrizes para elaboração de planos de mobilidade urbanas em cidades pernambucanas de pequeno porte |
Authors: | ANDRADE, Francisco José Vasconcelos de |
Keywords: | Engenharia civil; Cidades pequenas; Planejamento urbano; Mobilidade urbana sustentável |
Issue Date: | 23-Aug-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | ANDRADE, Francisco José Vasconcelos de. Diretrizes para elaboração de planos de mobilidade urbanas em cidades pernambucanas de pequeno porte. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Esta dissertação teve como objetivo a criação de uma metodologia para a identificação de problemas de mobilidade urbana em cidades abaixo de 100 mil habitantes, e posterior elaboração de recomendações para auxiliar a administração local na elaboração de Planos de Mobilidade Urbana (PMU). Estudos de mobilidade em geral focam em grandes centros urbanos e seus problemas, ficando então cidades pequenas e médias em segundo plano, mesmo essas sofrendo com problemas de mobilidade, problemas por vezes específicos delas. Durante o estudo foram demonstrados a importância da mobilidade sustentável e sobre como a elaboração de planos de mobilidade urbana seguem os preceitos da mesma. Também foi demonstrado que devido ao número baixo de estudos que focam em cidades pequenas, a resolução de seus problemas de mobilidade se torna algo muito complexo para a administração local. O presente trabalho utilizando de um conjunto de análises gerou uma série de sugestões para facilitar a implementação de um PMU nos municípios de pequeno porte e tais sugestões são mais próximas da realidade dos municípios da região estudada. Onde essa região é o Estado de Pernambuco. A ordem da análise seguiu essa ordem: o primeiro ponto foi a análise de PMUs da cidades pequenas já finalizados; em seguida a análise de agrupamentos, ou clustering, foi feita em municípios pernambucanos com a população entre 20 e 100 mil habitantes; por fim, a ferramenta google streetview foi utilizada para analisar a mobilidade pelas ruas de cidades representantes de cada um dos grupos determinados no passo anterior. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48662 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
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