Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48662

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Enilson Medeiros dos-
dc.contributor.authorANDRADE, Francisco José Vasconcelos de-
dc.date.accessioned2023-01-18T17:22:56Z-
dc.date.available2023-01-18T17:22:56Z-
dc.date.issued2022-08-23-
dc.identifier.citationANDRADE, Francisco José Vasconcelos de. Diretrizes para elaboração de planos de mobilidade urbanas em cidades pernambucanas de pequeno porte. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48662-
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo a criação de uma metodologia para a identificação de problemas de mobilidade urbana em cidades abaixo de 100 mil habitantes, e posterior elaboração de recomendações para auxiliar a administração local na elaboração de Planos de Mobilidade Urbana (PMU). Estudos de mobilidade em geral focam em grandes centros urbanos e seus problemas, ficando então cidades pequenas e médias em segundo plano, mesmo essas sofrendo com problemas de mobilidade, problemas por vezes específicos delas. Durante o estudo foram demonstrados a importância da mobilidade sustentável e sobre como a elaboração de planos de mobilidade urbana seguem os preceitos da mesma. Também foi demonstrado que devido ao número baixo de estudos que focam em cidades pequenas, a resolução de seus problemas de mobilidade se torna algo muito complexo para a administração local. O presente trabalho utilizando de um conjunto de análises gerou uma série de sugestões para facilitar a implementação de um PMU nos municípios de pequeno porte e tais sugestões são mais próximas da realidade dos municípios da região estudada. Onde essa região é o Estado de Pernambuco. A ordem da análise seguiu essa ordem: o primeiro ponto foi a análise de PMUs da cidades pequenas já finalizados; em seguida a análise de agrupamentos, ou clustering, foi feita em municípios pernambucanos com a população entre 20 e 100 mil habitantes; por fim, a ferramenta google streetview foi utilizada para analisar a mobilidade pelas ruas de cidades representantes de cada um dos grupos determinados no passo anterior.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectCidades pequenaspt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectMobilidade urbana sustentávelpt_BR
dc.titleDiretrizes para elaboração de planos de mobilidade urbanas em cidades pernambucanas de pequeno portept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7589972164296326pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3433847962770085pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aims to create a methodology for the identification of urban mobility problems in cities with less than 100 thousand inhabitants, and subsequent elaboration of recommendations to help local administration ín developing Urban Mobility Plans (UMP). Mobility studies tend to only focus on large urban centers and its problems, leaving small and medium-sized cities often forgotten, even when those cities also have mobility problems, and often these problems are specific to their size. During the study, the importance of sustainable mobility, and how the elaboration of urban mobility plans follows its precepts were demonstrated. It was also shown that due to the low number of studies that focus on small cities, solving their mobility problems becomes something very complex for the local administration. The present work, using a set of analyses generated a series of suggestions to facilitate the implementation of a UMP in small cities, and these suggestions are closer to the reality of said cities in the studied region. Where this region is the State of Pernambuco. The analysis was done in the following order: the first point was the analysis of PMUs from small towns that already had them done; after this, a cluster analysis, or clustering, was carried out in municipalities in Pernambuco with population between 20 and 100 thousand inhabitants; Finally, google streetview was the tool used to analyse mobility through the streets of cities that represent each of the groups determined in the previous step.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Francisco José Vasconcelos de Andrade.pdf6,2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons