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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48652
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Título: | Avaliação inicial de estratégia para otimização do teor de enxofre no óleo diesel A S10 |
Autor(es): | AMORIM, Nataly Daiany de Oliveira |
Palavras-chave: | Destilação; Diesel; Enxofre; Nafta; Otimização |
Data do documento: | 7-Nov-2022 |
Citação: | AMORIM, Nataly Daiany de Oliveira. Avaliação Inicial de Estratégia para Otimização do Teor de Enxofre no Óleo Diesel A S10. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | A produção do óleo diesel A S10 no Brasil é de suma importância para a mobilidade e logística de pessoas e produtos, visto que o combustível é utilizado em veículos de grande porte como ônibus e caminhões. A produção do óleo diesel A S10 comercial é baseada principalmente no processo de destilação e posterior remoção de enxofre. O processo de retirada de compostos indesejados como enxofre e nitrogênio se dá pelo processo de hidrotratamento (HDT) do diesel proveniente da destilação atmosférica. O diesel proveniente de HDT apresenta muitas vezes teores de enxofre inferiores a 1 mg/kg, o que comercialmente não é viável para empresas, tendo em vista que o valor limite é de 10 mg/kg. Essa produção é complementada por frações de outros processos como craqueamento catalítico e coqueamento, formando o chamado blending de diesel. Essas frações são adicionadas para obter-se maior volume de combustível e ajustar os parâmetros de qualidade para que esteja conforme os padrões da produtora e atenda às especificações da ANP. Em geral, essa complementação pode diminuir a qualidade do produto, ou seja, aumenta seu teor de enxofre, porém sem deixar de ter um alto valor agregado e atender as especificações. Este trabalho teve como objetivo principal avaliar se a incrementação de nafta pesada de coque no diesel A S10 proveniente de unidade HDT eleva o teor de enxofre até o valor de 10 mg/kg (especificação ANP). A destilação é uma das principais análises para determinação da qualidade do óleo diesel, tendo em vista que é a partir dela que os produtos do refino do petróleo são enquadrados em grupos mais leves ou mais pesados. Já o teor de enxofre é um parâmetro importante devido a sua influência no meio ambiente. Altos teores de enxofre liberados na atmosfera podem vir a causar malefícios como contaminação do ar e chuva ácida e por este motivo este parâmetro é controlado rigorosamente pela ANP. Esta é uma avaliação inicial da viabilidade do procedimento, visto que para combustíveis serem aprovados para comercialização pela ANP todos os requisitos da norma devem ser atendidos. Foram então produzidas misturas de óleo diesel A S10 com nafta pesada de coque nas proporções de 9,5:0,5, 9:1, 8:2 e 7:3 v/v e foram avaliados os teores de enxofre e o enquadramento no grupo 4 de diesel pela destilação. Foram também analisadas amostras do óleo diesel de HDT e da nafta pesada de coque isoladamente para posterior comparação. Apenas as misturas 9,5:0,5 e 9:1 foram bem-sucedidas pois apresentaram um teor de enxofre mais próximo à especificação da ANP e com temperaturas de destilação características de diesel. As outras misturas, apesar de também apresentarem temperaturas de destilação características de diesel, ultrapassaram o valor da especificação para o teor de enxofre e para o T95. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48652 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Química Industrial |
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