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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48652
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | HONORATO, Fernanda Araújo | - |
dc.contributor.author | AMORIM, Nataly Daiany de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T14:54:50Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T14:54:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-07 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-28 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Nataly Daiany de Oliveira. Avaliação Inicial de Estratégia para Otimização do Teor de Enxofre no Óleo Diesel A S10. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48652 | - |
dc.description.abstract | A produção do óleo diesel A S10 no Brasil é de suma importância para a mobilidade e logística de pessoas e produtos, visto que o combustível é utilizado em veículos de grande porte como ônibus e caminhões. A produção do óleo diesel A S10 comercial é baseada principalmente no processo de destilação e posterior remoção de enxofre. O processo de retirada de compostos indesejados como enxofre e nitrogênio se dá pelo processo de hidrotratamento (HDT) do diesel proveniente da destilação atmosférica. O diesel proveniente de HDT apresenta muitas vezes teores de enxofre inferiores a 1 mg/kg, o que comercialmente não é viável para empresas, tendo em vista que o valor limite é de 10 mg/kg. Essa produção é complementada por frações de outros processos como craqueamento catalítico e coqueamento, formando o chamado blending de diesel. Essas frações são adicionadas para obter-se maior volume de combustível e ajustar os parâmetros de qualidade para que esteja conforme os padrões da produtora e atenda às especificações da ANP. Em geral, essa complementação pode diminuir a qualidade do produto, ou seja, aumenta seu teor de enxofre, porém sem deixar de ter um alto valor agregado e atender as especificações. Este trabalho teve como objetivo principal avaliar se a incrementação de nafta pesada de coque no diesel A S10 proveniente de unidade HDT eleva o teor de enxofre até o valor de 10 mg/kg (especificação ANP). A destilação é uma das principais análises para determinação da qualidade do óleo diesel, tendo em vista que é a partir dela que os produtos do refino do petróleo são enquadrados em grupos mais leves ou mais pesados. Já o teor de enxofre é um parâmetro importante devido a sua influência no meio ambiente. Altos teores de enxofre liberados na atmosfera podem vir a causar malefícios como contaminação do ar e chuva ácida e por este motivo este parâmetro é controlado rigorosamente pela ANP. Esta é uma avaliação inicial da viabilidade do procedimento, visto que para combustíveis serem aprovados para comercialização pela ANP todos os requisitos da norma devem ser atendidos. Foram então produzidas misturas de óleo diesel A S10 com nafta pesada de coque nas proporções de 9,5:0,5, 9:1, 8:2 e 7:3 v/v e foram avaliados os teores de enxofre e o enquadramento no grupo 4 de diesel pela destilação. Foram também analisadas amostras do óleo diesel de HDT e da nafta pesada de coque isoladamente para posterior comparação. Apenas as misturas 9,5:0,5 e 9:1 foram bem-sucedidas pois apresentaram um teor de enxofre mais próximo à especificação da ANP e com temperaturas de destilação características de diesel. As outras misturas, apesar de também apresentarem temperaturas de destilação características de diesel, ultrapassaram o valor da especificação para o teor de enxofre e para o T95. | pt_BR |
dc.format.extent | 36p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Destilação | pt_BR |
dc.subject | Diesel | pt_BR |
dc.subject | Enxofre | pt_BR |
dc.subject | Nafta | pt_BR |
dc.subject | Otimização | pt_BR |
dc.title | Avaliação inicial de estratégia para otimização do teor de enxofre no óleo diesel A S10 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6868433709831848 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The production of diesel oil S10 in Brazil is extremely important for the mobility and logistics of people and products, since the fuel is used in large vehicles such as buses and trucks. The production of commercial diesel fuel A S10 is mainly based on the distillation process and subsequent sulfur removal. The process of removing unwanted compounds such as sulfur and nitrogen is carried out through the hydrotreatment process (HDT) of diesel from atmospheric distillation. Diesel from HDT often has sulfur contents below 1 mg/kg, which is not commercially viable for companies, given that the limit value is 10 mg/kg. This production is complemented by fractions from other processes such as catalytic cracking and coking, forming the so-called diesel blending. These fractions are added to obtain a greater volume of fuel and to adjust the quality parameters so that it conforms to the producer's standards and meets the ANP specifications. In general, this supplementation can reduce the quality of the product, that is, increase its sulfur content, but still have a high added value and meet the specifications. The main objective of this work was to evaluate whether the addition of heavy coke naphtha in A S10 diesel from an HDT unit raises the sulfur content to a value of 10 mg/kg (ANP specification). Distillation is one of the main analyzes for determining the quality of diesel oil, considering that it is based on this that petroleum refining products are classified into lighter or heavier groups. The sulfur content is an important parameter due to its influence on the environment. High levels of sulfur released into the atmosphere can cause harm such as air contamination and acid rain and for this reason this parameter is strictly controlled by the ANP. This is an initial assessment of the feasibility of the procedure, since for fuels to be approved for sale by the ANP, all requirements of the standard must be met. Mixtures of diesel oil A S10 with heavy coke naphtha were then produced in proportions of 9.5:0.5, 9:1, 8:2 and 7:3 v/v and the sulfur levels and classification in the group were evaluated. 4 of diesel by distillation. Samples of HDT diesel oil and heavy coke naphtha were also analyzed separately for later comparison. Only the 9.5:0.5 and 9:1 mixtures were successful as they presented a sulfur content closer to the ANP specification and distillation temperatures characteristic of diesel. The other blends, despite also having distillation temperatures characteristic of diesel, exceeded the specification value for sulfur content and for T95. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Engenharia Química | pt_BR |
dc.degree.graduation | Bacharelado em Química Industrial | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Química Industrial |
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