Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48629
Comparte esta pagina
Título : | Educação musical e papéis de gênero : sugestões para uma educação musical equalitária |
Autor : | SANTANA, Vitória Gouveia de |
Palabras clave : | Educação musical; Mulheres na música; Papéis de gênero; Equidade |
Fecha de publicación : | 3-nov-2022 |
Citación : | SANTANA, Vitória. Educação musical e papéis de gênero : sugestões para uma educação musical equalitária. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | O presente trabalho realizou uma pesquisa exploratória sobre a transmissão de papéis de gênero na educação musical. Tal pesquisa surgiu com o intuito de mapear, em teóricas e práticas, as sugestões trazidas pela área. A educação musical carrega em si aspectos conservadores quando se trata de gênero, os papéis de gênero são passados de geração em geração na educação musical afetando, por exemplo, na escolha do instrumento, na história da música, entre outras vivências musicais. Percebe-se que a produção acadêmica sobre esse assunto é emergente, principalmente a nacional, e as sugestões apresentadas envolvem reflexões sobre o fazer pedagógico, reformulação do discurso musical, inclusão de meninos e meninas em todas as atividades e a utilização de trabalhos de mulheres nos planos de aula, sem ser como exceção. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48629 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Vitória Gouveia de Santana.pdf | 466,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons