Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48629

Comparte esta pagina

Título : Educação musical e papéis de gênero : sugestões para uma educação musical equalitária
Autor : SANTANA, Vitória Gouveia de
Palabras clave : Educação musical; Mulheres na música; Papéis de gênero; Equidade
Fecha de publicación : 3-nov-2022
Citación : SANTANA, Vitória. Educação musical e papéis de gênero : sugestões para uma educação musical equalitária. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : O presente trabalho realizou uma pesquisa exploratória sobre a transmissão de papéis de gênero na educação musical. Tal pesquisa surgiu com o intuito de mapear, em teóricas e práticas, as sugestões trazidas pela área. A educação musical carrega em si aspectos conservadores quando se trata de gênero, os papéis de gênero são passados de geração em geração na educação musical afetando, por exemplo, na escolha do instrumento, na história da música, entre outras vivências musicais. Percebe-se que a produção acadêmica sobre esse assunto é emergente, principalmente a nacional, e as sugestões apresentadas envolvem reflexões sobre o fazer pedagógico, reformulação do discurso musical, inclusão de meninos e meninas em todas as atividades e a utilização de trabalhos de mulheres nos planos de aula, sem ser como exceção.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48629
Aparece en las colecciones: (TCC) - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Vitória Gouveia de Santana.pdf466,84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons