Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48629

Compartilhe esta página

Título: Educação musical e papéis de gênero : sugestões para uma educação musical equalitária
Autor(es): SANTANA, Vitória Gouveia de
Palavras-chave: Educação musical; Mulheres na música; Papéis de gênero; Equidade
Data do documento: 3-Nov-2022
Citação: SANTANA, Vitória. Educação musical e papéis de gênero : sugestões para uma educação musical equalitária. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente trabalho realizou uma pesquisa exploratória sobre a transmissão de papéis de gênero na educação musical. Tal pesquisa surgiu com o intuito de mapear, em teóricas e práticas, as sugestões trazidas pela área. A educação musical carrega em si aspectos conservadores quando se trata de gênero, os papéis de gênero são passados de geração em geração na educação musical afetando, por exemplo, na escolha do instrumento, na história da música, entre outras vivências musicais. Percebe-se que a produção acadêmica sobre esse assunto é emergente, principalmente a nacional, e as sugestões apresentadas envolvem reflexões sobre o fazer pedagógico, reformulação do discurso musical, inclusão de meninos e meninas em todas as atividades e a utilização de trabalhos de mulheres nos planos de aula, sem ser como exceção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48629
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vitória Gouveia de Santana.pdf466,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons