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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48585
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Título: | Ama : um sistema especialista de aprendizado para balé adulto através de feedback verbal automático |
Autor(es): | ALVES, Alessandra Aleluia |
Palavras-chave: | Mídia e interação; Inteligência artificial |
Data do documento: | 18-Jan-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ALVES, Alessandra Aleluia. Ama: um sistema especialista de aprendizado para balé adulto através de feedback verbal automático. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Com a introdução da computação no balé clássico, podemos pensar em novas possibilidades de ensino-aprendizagem que sejam mais inclusivas e democráticas. Na literatura científica atual, existem trabalhos voltados para o aprendizado do balé, mas pouco se fala do público de balé adulto. Esse público, caracterizado por pessoas com 18 ou mais anos de idade e que não necessariamente possui o objetivo de se tornar bailarino profissional, possui um perfil e objetivo diferentes do tradicional bailarino de uma grande companhia de dança e é cada vez mais frequente de ser encontrado em diversas academias de balé. Portanto, este trabalho trata-se de uma pesquisa baseada em inovação que explorou as possibilidades de uso da tecnologia para auxiliar o aprendizado de balé clássico através do feedback, especializando-se posteriormente no público de balé adulto e fornecendo feedback verbal automatizado. Após uma pesquisa junto ao público-alvo que utilizaria esse tipo de tecnologia que auxiliasse nos treinos de balé em casa, foi desenvolvido um sistema especialista chamado Ama. O primeiro protótipo de Ama contou com uma interface visual e feedback verbal em tempo real e foi avaliado por bailarinos e professores de balé clássico. Os resultados obtidos demonstraram a possibilidade de fornecimento de feedback útil ao bailarino de maneira inclusiva e que atendesse suas necessidades, além das possíveis funcionalidades propostas terem sido consideradas pertinentes pelo público que poderia utilizar a ferramenta futuramente. Assim, conseguimos avançar na área que une dança e tecnologia e no entendimento científico e prático de formas de interação e design de tecnologias voltadas para o aprendizado de balé clássico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48585 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
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