Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48585

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCABRAL, Giordano Ribeiro Eulalio-
dc.contributor.authorALVES, Alessandra Aleluia-
dc.date.accessioned2023-01-10T16:04:02Z-
dc.date.available2023-01-10T16:04:02Z-
dc.date.issued2022-01-18-
dc.identifier.citationALVES, Alessandra Aleluia. Ama: um sistema especialista de aprendizado para balé adulto através de feedback verbal automático. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48585-
dc.description.abstractCom a introdução da computação no balé clássico, podemos pensar em novas possibilidades de ensino-aprendizagem que sejam mais inclusivas e democráticas. Na literatura científica atual, existem trabalhos voltados para o aprendizado do balé, mas pouco se fala do público de balé adulto. Esse público, caracterizado por pessoas com 18 ou mais anos de idade e que não necessariamente possui o objetivo de se tornar bailarino profissional, possui um perfil e objetivo diferentes do tradicional bailarino de uma grande companhia de dança e é cada vez mais frequente de ser encontrado em diversas academias de balé. Portanto, este trabalho trata-se de uma pesquisa baseada em inovação que explorou as possibilidades de uso da tecnologia para auxiliar o aprendizado de balé clássico através do feedback, especializando-se posteriormente no público de balé adulto e fornecendo feedback verbal automatizado. Após uma pesquisa junto ao público-alvo que utilizaria esse tipo de tecnologia que auxiliasse nos treinos de balé em casa, foi desenvolvido um sistema especialista chamado Ama. O primeiro protótipo de Ama contou com uma interface visual e feedback verbal em tempo real e foi avaliado por bailarinos e professores de balé clássico. Os resultados obtidos demonstraram a possibilidade de fornecimento de feedback útil ao bailarino de maneira inclusiva e que atendesse suas necessidades, além das possíveis funcionalidades propostas terem sido consideradas pertinentes pelo público que poderia utilizar a ferramenta futuramente. Assim, conseguimos avançar na área que une dança e tecnologia e no entendimento científico e prático de formas de interação e design de tecnologias voltadas para o aprendizado de balé clássico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMídia e interaçãopt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.titleAma : um sistema especialista de aprendizado para balé adulto através de feedback verbal automáticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5159688504654402pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6045470959652684pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxWhen we use technology in classical ballet, we could think of new possibilities of teaching and learning being more inclusive and democratic. In the current scientific literature, there are works for ballet learning however, it’s not common to talk about adult ballet. This public, which are people with 18 or more years old and who do not necessarily want to be a professional dancer, have a different profile and goals in comparison with a traditional ballet dancer from a big company. Therefore, this work is about innovative-based research which explored the possibilities of the use of technology to support the learning of classical ballet through feedback, after focusing on adult ballet and providing automatic verbal feedback. After research with the target audience which could use this kind of technology that helps the ballet training at home was developed an expert system called Ama. The first Ama prototype had a visual interface and verbal real-time feedback and was evaluated by dancers and ballet teachers. The results showed the possibility of useful feedback to the dancers in an inclusive way that meets their needs and the proposed functionalities were considered relevant by the audience that could use the tool in the future. Thereby, we could go further in the area joining dance and technology and in the scientific and practical understanding of ways of interaction and design of ballet learning technologies.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Alessandra Aleluia Alves.pdf4,94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons