Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48571

Comparte esta pagina

Título : Projeto didático : o ensino dos gêneros textuais em tempos de distanciamento social
Autor : SILVA, Gabrielle Claudino da
Palabras clave : ensino de língua portuguesa remoto; produção de texto; ferramentas digitais; gêneros textuais
Fecha de publicación : 3-nov-2022
Citación : SILVA, Gabrielle Claudino da. Projeto didático : o ensino dos gêneros textuais em tempos de distanciamento social. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : O presente artigo tem por objetivo elaborar um projeto didático para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, para isso, refletimos sobre o ensino de Língua Portuguesa, em especial sobre as adaptações para o trabalho com os eixos de ensino, como o eixo de escrita na perspectiva dos gêneros textuais, em um contexto de ensino remoto. Nesse sentido, tomamos como referencial teórico estudos acerca do ensino de gêneros textuais, ensino de Língua Portuguesa e uso de tecnologias na educação, em especial, as proposições de Antunes (2003), Coscarelli (2006; 2014), Geraldi (2004; 2011), Marcuschi (2005), Bakhtin (2000; 2003), Ribeiro (2011) e outros. Ao tomarmos esses referenciais como base, tecemos nossos estudos e reflexões, e a partir destes, o resultado foi a elaboração de um Projeto didático com duração bimestral voltado para o 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, tendo como objetivo abranger alunos em situação de vulnerabilidade econômica e abrandar as dificuldades vivenciadas pelos discentes, conduzindo-os para um caminho de inclusão no âmbito escolar.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48571
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Gabrielle Claudino da Silva.pdf2,15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons