Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48571

Compartilhe esta página

Título: Projeto didático : o ensino dos gêneros textuais em tempos de distanciamento social
Autor(es): SILVA, Gabrielle Claudino da
Palavras-chave: ensino de língua portuguesa remoto; produção de texto; ferramentas digitais; gêneros textuais
Data do documento: 3-Nov-2022
Citação: SILVA, Gabrielle Claudino da. Projeto didático : o ensino dos gêneros textuais em tempos de distanciamento social. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente artigo tem por objetivo elaborar um projeto didático para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, para isso, refletimos sobre o ensino de Língua Portuguesa, em especial sobre as adaptações para o trabalho com os eixos de ensino, como o eixo de escrita na perspectiva dos gêneros textuais, em um contexto de ensino remoto. Nesse sentido, tomamos como referencial teórico estudos acerca do ensino de gêneros textuais, ensino de Língua Portuguesa e uso de tecnologias na educação, em especial, as proposições de Antunes (2003), Coscarelli (2006; 2014), Geraldi (2004; 2011), Marcuschi (2005), Bakhtin (2000; 2003), Ribeiro (2011) e outros. Ao tomarmos esses referenciais como base, tecemos nossos estudos e reflexões, e a partir destes, o resultado foi a elaboração de um Projeto didático com duração bimestral voltado para o 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, tendo como objetivo abranger alunos em situação de vulnerabilidade econômica e abrandar as dificuldades vivenciadas pelos discentes, conduzindo-os para um caminho de inclusão no âmbito escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48571
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gabrielle Claudino da Silva.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons