Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48571

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Ana Maria Costa de Araujo-
dc.contributor.authorSILVA, Gabrielle Claudino da-
dc.date.accessioned2023-01-10T12:03:07Z-
dc.date.available2023-01-10T12:03:07Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-01-06-
dc.identifier.citationSILVA, Gabrielle Claudino da. Projeto didático : o ensino dos gêneros textuais em tempos de distanciamento social. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48571-
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo elaborar um projeto didático para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, para isso, refletimos sobre o ensino de Língua Portuguesa, em especial sobre as adaptações para o trabalho com os eixos de ensino, como o eixo de escrita na perspectiva dos gêneros textuais, em um contexto de ensino remoto. Nesse sentido, tomamos como referencial teórico estudos acerca do ensino de gêneros textuais, ensino de Língua Portuguesa e uso de tecnologias na educação, em especial, as proposições de Antunes (2003), Coscarelli (2006; 2014), Geraldi (2004; 2011), Marcuschi (2005), Bakhtin (2000; 2003), Ribeiro (2011) e outros. Ao tomarmos esses referenciais como base, tecemos nossos estudos e reflexões, e a partir destes, o resultado foi a elaboração de um Projeto didático com duração bimestral voltado para o 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, tendo como objetivo abranger alunos em situação de vulnerabilidade econômica e abrandar as dificuldades vivenciadas pelos discentes, conduzindo-os para um caminho de inclusão no âmbito escolar.pt_BR
dc.format.extent25f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectensino de língua portuguesa remotopt_BR
dc.subjectprodução de textopt_BR
dc.subjectferramentas digitaispt_BR
dc.subjectgêneros textuaispt_BR
dc.titleProjeto didático : o ensino dos gêneros textuais em tempos de distanciamento socialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8892125173815486pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9706476458043027pt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this article is to elaborate a didactic project for 9th grade classes of Elementary School, for this, we reflect on the teaching of the Portuguese Language, in particular on the adaptations for working with the teaching axes, such as the writing axis in the perspective of textual genres, in a context of remote teaching. In this sense, we take as a theoretical reference studies about the teaching of textual genres, Portuguese language teaching and the use of technologies in education, in particular, the propositions of Antunes (2003), Coscarelli (2006; 2014), Geraldi (2004; 2011) , Marcuschi (2005), Bakhtin (2000; 2003), Ribeiro (2011) and others. By taking these references as a basis, we wove our studies and reflections, and from these, the result was the elaboration of a bimonthly didactic project aimed at the 9th grade of Elementary Education in public schools, with the objective of covering students in situations of economic vulnerability and ease the difficulties experienced by students, leading them to a path of inclusion in the school environmentpt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9749-2157pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gabrielle Claudino da Silva.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons