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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48452
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Título : | Os Currículos dos Cursos de Libras e de Intérpretes de Libras em Duas Escolas Estaduais na Cidade do Recife-PE : uma análise crítica |
Autor : | CORDEIRO, Nilson da Rocha |
Palabras clave : | Currículo de Libras; Ensino de Libras para ouvinte; Libras como L2 |
Fecha de publicación : | 4-nov-2022 |
Citación : | CORDEIRO, Nilson da Rocha. Os Currículos dos Cursos de Libras e Intérprete de Libras em Duas Escolas Estaduais na Cidade do Recife-PE : Uma análise crítica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Letras Libras - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022 |
Resumen : | O presente trabalho aborda o tema currículo, enfocando dois cursos: um de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e um curso de formação de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais oferecidos na cidade do Recife. Entendemos que o currículo não é apenas uma lista de conteúdos programáticos, mas um espaço de disputas políticas, que revela a escola e, em última instância, a sociedade que se pretende edificar (SILVA, 2002). Motivados pela pergunta: quais são as propostas curriculares que hoje são adotadas nos cursos que são ofertados em escolas do Recife?, propusemo-nos a investigar os documentos que organizam 2 (dois) cursos já mencionados oferecidos pela Rede Estadual de Educação de Pernambuco: um curso de Libras e outro curso de formação de tradutor/intérprete de Libras – TILS. Percebemos que, nas duas propostas curriculares analisadas, estão presentes, de forma preponderante, marcas de uma tradição do ensino de língua estrangeira características do Modelo Tradicional, apesar de ser possível identificar elementos de outras abordagens. Foi identificado que elas têm características distintas entre si, uma vez que os cursos a que se destinam têm objetivos diferentes. Enquanto o primeiro visa à formação de usuários da Libras e, por isso, enfatiza uma abordagem que prioriza a aquisição de vocabulário e o uso da língua em contextos relativamente previsíveis, o segundo curso destina-se à formação de profissionais técnicos em tradução e interpretação Libras-Português-Libras. Desta forma, sua proposta curricular busca um aprofundamento na estrutura da Libras e ampliação de vocabulários em contextos mais específicos, como na área da saúde, ciências exatas e humanas e artes cênicas. O trabalho está fundamentado nos estudos de Albres (2016); Almeida Filho (2009; 2010); Brown (2000); Figueira e Oliveira (2012); Gesser (1999); Leffa (1988; 2006; 2012) e Neves (2011). |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48452 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Libras |
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