Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48452

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Gláucia Renata Pereira do-
dc.contributor.authorCORDEIRO, Nilson da Rocha-
dc.date.accessioned2022-12-29T13:27:58Z-
dc.date.available2022-12-29T13:27:58Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2022-12-28-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Nilson da Rocha. Os Currículos dos Cursos de Libras e Intérprete de Libras em Duas Escolas Estaduais na Cidade do Recife-PE : Uma análise crítica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Letras Libras - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48452-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o tema currículo, enfocando dois cursos: um de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e um curso de formação de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais oferecidos na cidade do Recife. Entendemos que o currículo não é apenas uma lista de conteúdos programáticos, mas um espaço de disputas políticas, que revela a escola e, em última instância, a sociedade que se pretende edificar (SILVA, 2002). Motivados pela pergunta: quais são as propostas curriculares que hoje são adotadas nos cursos que são ofertados em escolas do Recife?, propusemo-nos a investigar os documentos que organizam 2 (dois) cursos já mencionados oferecidos pela Rede Estadual de Educação de Pernambuco: um curso de Libras e outro curso de formação de tradutor/intérprete de Libras – TILS. Percebemos que, nas duas propostas curriculares analisadas, estão presentes, de forma preponderante, marcas de uma tradição do ensino de língua estrangeira características do Modelo Tradicional, apesar de ser possível identificar elementos de outras abordagens. Foi identificado que elas têm características distintas entre si, uma vez que os cursos a que se destinam têm objetivos diferentes. Enquanto o primeiro visa à formação de usuários da Libras e, por isso, enfatiza uma abordagem que prioriza a aquisição de vocabulário e o uso da língua em contextos relativamente previsíveis, o segundo curso destina-se à formação de profissionais técnicos em tradução e interpretação Libras-Português-Libras. Desta forma, sua proposta curricular busca um aprofundamento na estrutura da Libras e ampliação de vocabulários em contextos mais específicos, como na área da saúde, ciências exatas e humanas e artes cênicas. O trabalho está fundamentado nos estudos de Albres (2016); Almeida Filho (2009; 2010); Brown (2000); Figueira e Oliveira (2012); Gesser (1999); Leffa (1988; 2006; 2012) e Neves (2011).pt_BR
dc.format.extent32f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículo de Libraspt_BR
dc.subjectEnsino de Libras para ouvintept_BR
dc.subjectLibras como L2pt_BR
dc.titleOs Currículos dos Cursos de Libras e de Intérpretes de Libras em Duas Escolas Estaduais na Cidade do Recife-PE : uma análise críticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5520242819738772pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5888106779497586pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Libraspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7024-1956pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Libras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Nilson da Rocha Cordeiro.pdf295,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons