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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48360
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Título : | Avaliação do desempenho operacional e sustentável dos aeroportos brasileiros inscritos no projeto “Aeródromos sustentáveis” da ANAC |
Autor : | NOGUEIRA, Manuela Vasconcelos |
Palabras clave : | Engenharia civil; Aeroportos; Aeródromos; Eficiência; Concessão; Sustentabilidade |
Fecha de publicación : | 11-jun-2021 |
Citación : | MONTEIRO, Marcelo Russo. Identificação do potencial de reatividade dos agregados de jazidas/pedreiras de São Luiz - Maranhão. 2019. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | Uma vez que de alta importância por facilitar a exportação, o investimento externo direto, o turismo e por ser de alta influência no mercado financeiro, o acelerado crescimento do transporte aéreo vem proporcionando mudanças e evoluções neste modal de transportes. Com esse crescimento acelerado em tão pouco tempo, houve o início de uma saturação de passageiros e aeronaves. Em busca de medidas eficientes quanto à modernização dos aeroportos para solucionar essas complicações, buscando livrar uma influência negativa neste meio de transporte, o governo brasileiro decidiu no ano de 2010 adotar o plano de concessões aeroportuárias, dando a permissão, através de contratos, para que empresas privadas tomassem como responsabilidade grande parte desses aeroportos. Diante disso, observou-se uma competição, não apenas entre as empresas aéreas, mas também entre os aeródromos, quando relacionada à sua eficiência, a partir de aspectos como o retorno sustentável que cada aeródromo pode oferecer ao meio ambiente em que se encontra. Assim, este trabalho avaliou a eficiência dos aeroportos brasileiros incluídos no projeto “Aeródromos Sustentáveis”, desenvolvido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 2019, a partir do método de estimativa e avaliação Análise Envoltória de Dados (DEA) e do software MaxDEA, considerando o “indicador de sustentabilidade” envolvido nesse projeto como variável principal de análise, variável essa que pode ser considerada a originalidade do trabalho. Além dessa variável, também foram utilizadas: movimentação de passageiros, movimentação de carga, comprimento de pistas, área do terminal de passageiros e área do pátio como dados de entrada e saída de acordo com cada cenário em estudo. Dessa forma, concluiu-se que o aeroporto de Campina Grande foi o único que apresentou eficiência máxima em todos os cenários avaliados, e que, ao considerar o indicador de sustentabilidade como output, aplicando BCC, tem-se que os aeroportos com 100% de eficiência foram: Campina Grande, Joinville, Juazeiro do Norte, Salvador, Santos Dumont no Rio de Janeiro e São Gonçalo do Amarante, além de Confins e Viracopos, quando considerada tanto a movimentação e a infraestrutura. Ou seja, como há aeroportos concedidos e não concedidos nesse resultado, seriam necessárias mais análises para verificar a influência das concessões. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48360 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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