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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48360

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFALCÃO, Viviane Adriano-
dc.contributor.authorNOGUEIRA, Manuela Vasconcelos-
dc.date.accessioned2022-12-21T20:56:32Z-
dc.date.available2022-12-21T20:56:32Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.date.submitted2022-12-20-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Marcelo Russo. Identificação do potencial de reatividade dos agregados de jazidas/pedreiras de São Luiz - Maranhão. 2019. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48360-
dc.description.abstractUma vez que de alta importância por facilitar a exportação, o investimento externo direto, o turismo e por ser de alta influência no mercado financeiro, o acelerado crescimento do transporte aéreo vem proporcionando mudanças e evoluções neste modal de transportes. Com esse crescimento acelerado em tão pouco tempo, houve o início de uma saturação de passageiros e aeronaves. Em busca de medidas eficientes quanto à modernização dos aeroportos para solucionar essas complicações, buscando livrar uma influência negativa neste meio de transporte, o governo brasileiro decidiu no ano de 2010 adotar o plano de concessões aeroportuárias, dando a permissão, através de contratos, para que empresas privadas tomassem como responsabilidade grande parte desses aeroportos. Diante disso, observou-se uma competição, não apenas entre as empresas aéreas, mas também entre os aeródromos, quando relacionada à sua eficiência, a partir de aspectos como o retorno sustentável que cada aeródromo pode oferecer ao meio ambiente em que se encontra. Assim, este trabalho avaliou a eficiência dos aeroportos brasileiros incluídos no projeto “Aeródromos Sustentáveis”, desenvolvido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 2019, a partir do método de estimativa e avaliação Análise Envoltória de Dados (DEA) e do software MaxDEA, considerando o “indicador de sustentabilidade” envolvido nesse projeto como variável principal de análise, variável essa que pode ser considerada a originalidade do trabalho. Além dessa variável, também foram utilizadas: movimentação de passageiros, movimentação de carga, comprimento de pistas, área do terminal de passageiros e área do pátio como dados de entrada e saída de acordo com cada cenário em estudo. Dessa forma, concluiu-se que o aeroporto de Campina Grande foi o único que apresentou eficiência máxima em todos os cenários avaliados, e que, ao considerar o indicador de sustentabilidade como output, aplicando BCC, tem-se que os aeroportos com 100% de eficiência foram: Campina Grande, Joinville, Juazeiro do Norte, Salvador, Santos Dumont no Rio de Janeiro e São Gonçalo do Amarante, além de Confins e Viracopos, quando considerada tanto a movimentação e a infraestrutura. Ou seja, como há aeroportos concedidos e não concedidos nesse resultado, seriam necessárias mais análises para verificar a influência das concessões.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectAeroportospt_BR
dc.subjectAeródromospt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectConcessãopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleAvaliação do desempenho operacional e sustentável dos aeroportos brasileiros inscritos no projeto “Aeródromos sustentáveis” da ANACpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9881982810273990pt_BR
dc.description.abstractxOnce the increasing importance to facilitate the exportation, direct external investment, tourism and for being of high influence in the financial market, the accelerated growing of the air transportation has been promoting changes and evolutions on this mode of transport. With this accelerated growing in such little time, a saturation of passengers and aircrafts has begun. In searching for efficient measures to modernize the airports to solve these complications, looking on how to free this means of transport from a bad influence, the Brazilian government decided in the year of 2010 to adopt the Airport Concession Plan, giving permission, through contracts, to private companies to take responsibility on great part of these airports. Therefore, it was observed a competition, not only among the airline companies, but also among aerodromes, when regarding to their efficiency, in aspects such as the sustainable feedback that each aerodrome could offer to the environment where it is located. Thus, this work evaluated the efficiency of Brazilian airports included in the “Sustainable Aerodromes” project, developed by the Civil Aviation National Agency in 2019, from the Data Envelopment Analysis estimate and evaluation method and the MaxDEA software, considered the “sustainability indicator” involved in this project as a main variant for analysis. In addition to this variant, there was also used: passengers’ movement, shipments movement, airstrip length, passengers’ terminal area and the courtyard area with entrance and exit data according to each scenario in study. Therefore, the conclusion is that the Campina Grande airport was the only that showed maximum efficiency in all evaluated scenarios, and that, when considering the sustainability indicator as an output, applying BCC, the airports with 100% efficiency were: Campina Grande, Joinville, Juazeiro do Norte, Salvador, Santos Dumont no Rio de Janeiro e São Gonçalo do Amarante, besides Confins and Viracopos, when considered the movement and the infrastructure. Therefore, as there are airports granted and not granted in this result, it would be necessary more analysis to verify the influence of concessions.pt_BR
dc.degree.departament(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

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