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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48324
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | PACHECO, Ana Paula Lima | - |
dc.contributor.author | PORTELA, Júlia de Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T11:37:06Z | - |
dc.date.available | 2022-12-21T11:37:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-08 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-04 | - |
dc.identifier.citation | PORTELA, Júlia de Queiroz. Efeito do design nos para-choques de polipropileno: estudo de caso em oficinas mecânicas localizadas em Recife - PE. 2022. 76 f. (Graduação) - Curso de Engenharia de Materiais, Centro de tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48324 | - |
dc.description.abstract | A indústria automotiva é um setor de grande relevância global e contribui significativamente para o desenvolvimento social e econômico de muitos países. Com o decorrer dos avanços tecnológicos, desde a sua implementação, os modelos passaram por diversas transformações e as montadoras investem cada vez mais em produzir automóveis com equipamentos com alta confiabilidade e qualidade, além da estática. Neste contexto, os para-choques automotivos deixaram de ser apenas uma parte decorativa e são constituintes do sistema de segurança, sendo projetados para absorver a energia de colisão, garantindo a segurança não apenas dos passageiros, mas também de pedestres, caso ocorra algum choque. Neste trabalho foi realizado um estudo teórico, com o objetivo de verificar a influência do design dos para-choques de polipropileno, e de maneira a contribuir com a revisão bibliográfica, um estudo de caso foi realizado em três oficinas mecânicas localizadas em Recife, Pernambuco. As falhas relatadas em duas das três oficinas convergiram para os mesmos pontos de fragilidade vistos em teoria, onde pontos de design como, áreas de vigas, furos de acoplagem e estruturas com diferentes espessuras apresentaram falhas devido ao processo de fabricação por injeção. No entanto é necessário avaliar outras propriedades mecânicas e influências, como garantia de que as falhas foram oriundas de defeitos do design e não de outras interferências. | pt_BR |
dc.format.extent | 76p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Para-choques | pt_BR |
dc.subject | Polipropileno | pt_BR |
dc.subject | Processo de fabricação por injeção | pt_BR |
dc.subject | Automóveis | pt_BR |
dc.title | Efeito do design nos para-choques de polipropileno: estudo de caso em oficinas mecânicas localizadas em Recife - PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3815217749874150 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The automotive industry is an area of great global relevance and contributes significantly to the social and economic development of many countries. Since its implementation, with the incoming technological advances, the vehicles have experienced several transformations and the automakers increasingly invest in producing cars with high reliability and quality equipment beyond aesthetics. Therefore the automotive bumpers are no longer just a decorative part and are components of the safety system also being designed to absorb collision energy, ensuring the safety of the passengers and also pedestrians in case of accident. The aim of this study was to verify the influence of the design in polypropylene bumpers. In order to contribute with the bibliographic review, a case study was carried out in three mechanical workshops located in Recife, Pernambuco. The failures reported in two of the three workshops converged to the same weak points seen in theory which the design points such as beam areas, coupling holes and structures with different thicknesses showed failures due to the injection manufacturing process. However, it is necessary to evaluate further mechanical properties and influences as a guarantee that the failures were caused by design problems and not by other interferences. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia de Materiais | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia de Materiais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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