Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48200

Share on

Título : Dimensionamento de lajes em concreto armado: uma análise comparativa entre os sistemas de lajes maciças e nervuradas
Autor : SIMÕES, Gabriel Alexander de Sá
SANGUINETTI, Vítor Gouveia
Palabras clave : Engenharia Civil; Concreto armado; Laje nervurada; Laje maciça
Fecha de publicación : 14-feb-2020
Citación : SIMÕES, Gabriel Alexander de Sá; SANGUINETTI, Vítor Gouveia. Dimensionamento de lajes em concreto armado: uma análise comparativa entre os sistemas de lajes maciças e nervuradas. 2020. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : A busca incessante pela otimização é uma característica intrínseca do setor da construção civil. A todo o momento, as tecnologias estão sendo aperfeiçoadas para cada vez mais promoverem uma melhor relação entre custo e benefício para os seus usuários. Os softwares oferecem, a cada atualização, uma nova ferramenta que auxilia os profissionais da área a entregarem melhores e mais completos projetos a serem implantados. Com isso, torna-se necessário, juntamente com o acompanhamento de perto das normas regulamentadoras, a comparação entre os diversos tipos de sistemas construtivos em busca da melhor relação entre sua eficiência, seu consumo de materiais e sua execução. Neste trabalho é apresentado um estudo técnico comparativo entre lajes nervuradas, caracterizadas e regulamentadas pela NBR 6118:2014, anteriormente à sua mudança de características pela NBR 15575:2013, lajes nervuradas mediantes às alterações fornecidas pela norma de desempenho NBR 15575:2013 e as lajes maciças, de acordo com a NBR 6118:2014. Desenvolveu-se uma análise comparativa de um estudo de caso, onde se adotou um edifício modelo localizado na cidade de Recife-PE, o qual foi dimensionado empregando os três sistemas construtivos abordados nesta pesquisa. As simulações das estruturas foram feitas utilizando modelos gerados em computador no software TQS versão 20.9.31. Os cálculos dos esforços, assim como o dimensionamento da estrutura, foram obtidos através do programa citado. Após o cálculo estrutural e a observação dos resultados, foram extraídos do programa os quantitativos referentes ao volume de concreto, taxa de aço das armaduras e consumo de fôrmas e em seguida, efetuou-se a comparação entre os três sistemas construtivos de lajes analisados neste trabalho. Com isso, ficou evidenciado que a disparidade que havia anteriormente em relação aos custos relativos à uma laje nervurada e à uma laje maciça, com as mudanças proporcionadas pela NBR 15575:2013, diminuiu bastante, chegando a se equiparar em alguns valores, levando-se em conta as dimensões adotadas para as lajes no estudo de caso.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48200
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - GABRIEL ALEXANDER DE SÁ SIMÕES, VÍTOR GOUVEIA SANGUINETTI.pdf1.19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


This item is protected by original copyright



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons